A Santa Casa de Misericórdia, através do complexo hospitalar São Vicente de Paula, que agrega e congrega, na sua estrutura, inúmeros setores de atendimentos especializados, inclusive, como Hospital Escola, com Residência Hospitalar, que é, sobretudo, a primeira atividade do estudante de medicina já na conclusão de sua formação acadêmica, do curso de medicina, e que tem a oportunidade de vivenciar de forma mais intensiva as atividades médicas dentro de um hospital, através do Programa Residência. Promove periodicamente atividades complementares de formação e capacitação de seus quadros.
Segundo a direção da Santa Casa faz parte do cronograma das atividades da instituição, a promoção de atividades multidirecional aos profissionais da casa, e interessados que atuam no setor da saúde de Vitória da Conquista, A fim de discutir os avanços da medicina e a gestão do conhecimento no dia a dia das atividades hospitalar.
O Provedor da Santa Casa Sr. Abmael Brito, conta que se encontra em curso, uma programação voltada ao segmento na Casa do Médico. As atividades e aula inaugural iniciaram dia 05 e prossegue dia 12 e 13 deste Mês.
O Provedor Abmael Brito, em sua fala avalia a falta de motivação de alguns profissionais e até estudantes em comparecer nestes movimentos, embora tenha contado com a participação de cerca de 40 pessoas, que atuam na área, na aula inaugural.
O provedor Abmael Brito renova o convite para os médicos, estudantes de medicina e demais interessados a participarem do evento que terá continuidade nos próximos dois dias.12 e 13 de Agosto. “… O programa de residência é muito importante para Santa Casa, um marco da minha gestão… A aula inaugural na quinta-feira contou com cerca de 40 pessoas na Casa do Médico. E ao longo dos últimos anos, tem sido identificado pouco interesse da própria classe médica em participar das atividades propostas. Talvez este seja o nosso maior desafio: implementar e/ou promover a cultura do ensino e pesquisa nos profissionais da cidade. Claro que existem muitos professores, colaboradores e adjuntos das universidades aqui presentes com grande entusiasmo, mas ainda precisamos de muito mais pra amadurecer os programas de ensino médico em Conquista. Isso é com trabalho, apoio multidirecional, sendo algo a médio e longo prazo.” Avalia Abmael Brito Provedor da Santa Casa.
O Provedor Abmael Brito, portanto, reitera a sua preocupação pela falta de empenho do segmento, em não ser mais presente nestas atividades. “é lamentável que, muitas vezes, a grande turma não consiga ter a percepção do quanto isso é enriquecedor para a formação própria e da medicina na cidade”. Conclui o Provedor Abmael.
A direção das Atividades acadêmicas e do evento, que ocorre na Casa do Médico segue aos cuidados e autonomia do Dr Luna.
Deixe seu comentário