‘A educação é a única solução para resolver os problemas do país’, diz Presidente Lula em entrega do Prêmio MEC

Foto – Ricardo Stuckert / Secom-PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira, 11 de agosto, Dia do Estudante, da entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira para 116 premiados, entre estudantes, escolas e redes públicas de ensino estaduais e municipais de todo o país.
  A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do ministro Camilo Santana (Educação), entre outras autoridades. Não é fácil, nesse país em que a educação nunca foi tida como uma coisa prioritária, a gente ter a coragem de criar um prêmio para premiar os melhores alunos, as melhores escolas, os melhores prefeitos e os melhores governadores que se dedicaram a cumprir a meta de fazer com que a gente possa sonhar que a educação é a única e a mais eficaz solução para que a gente possa resolver definitivamente os problemas do nosso país”, destacou o presidente. Ao abordar o descaso com a educação no país ao longo de séculos, Lula reforçou o seu compromisso com a formação de qualidade para todos os brasileiros. “Não há exemplo nenhum na história da humanidade de algum país que tenha se transformado em um país de primeira grandeza sem antes fazer investimento na educação. A educação é boa para o país, para o mundo, para o Estado, para a cidade, para a família e, sobretudo, para a pessoa que consegue se formar”, declarou.
Para demonstrar a importância que o Prêmio MEC tem, Lula o comparou ao Oscar, o mais importante prêmio do cinema mundial. “A sensação que eu tive aqui, entregando esse prêmio para vocês, é como se eu estivesse entregando o Oscar, o Oscar da resiliência, da teimosia, de pessoas que acreditam que não tem nada impossível nesse planeta, quando a gente tem vontade”, disse.