Para discutir questões relacionadas ao transporte coletivo de Vitória da Conquista, o vice-prefeito, Ricardo Marques, o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Luís Alberto Sellmann, e o gerente de Transportes, Juraci Júnior, receberam na manhã deste sábado, 09, no Gabinete Civil da Prefeitura, integrantes do movimento estudantil. Durante a última semana, os estudantes estiveram mobilizados para reivindicar melhorias no serviço de transporte.
Durante a reunião, o Governo Municipal se comprometeu a analisar a viabilidade legal da concessão de meia passagem para os estudantes durante o período de férias e garantiu que aqueles que comprovarem atividades complementares, como estágio, terão o número de passagens ampliado.
“A realização desse encontro foi uma recomendação do prefeito Guilherme Menezes. Respeitamos as manifestações de vocês e acreditamos que a participação ativa dos diversos segmentos da sociedade civil, entre eles os estudantes, é fundamental para o aperfeiçoamento dos serviços públicos”, destacou o secretário de Governo.
Novos avanços– O vice-prefeito, Ricardo Marques, reafirmou o compromisso da administração municipal com o aperfeiçoamento constante do sistema de transporte. ”Nosso interesse é que o sistema avance, pois o transporte coletivo é um serviço essencial no dia a dia das pessoas. O processo de licitação para que novas empresas de ônibus atuem na cidade está em andamento e prevê uma série de melhorias”, disse o vice-prefeito se referindo as mudanças exigidas no edital de licitação, entre elas a renovação e ampliação da frota, mais veículos adaptados para deficientes, instalação de câmeras de monitoramento em todos os ônibus e a implantação do bilhete único. “Esse encontro mostra que o desenvolvimento da cidade está sendo construído através do diálogo”, completou Ricardo Marques.
Participação popular – O reajuste da tarifa para R$ 2,10 foi decidido pelo Conselho Municipal de Transporte, no dia de 20 de junho. O Conselho é um espaço de participação popular autônomo e independente composto por 21 membros, dos quais 11 são representantes da sociedade civil (estudantes secundaristas e universitários, associações de moradores, Sindicato dos Trabalhadores, entre outros segmentos). “Os estudantes contam com duas cadeiras no conselho, mas não têm participado de forma ativa. Queremos que essa postura mude e que nós possamos discutir constantemente as questões relacionadas ao transporte”, ressaltou o secretário de Trânsito, Transporte e Infraestrutura Urbana. Luís Alberto esclareceu que o índice de reajuste da tarifa foi de 10,5 %, abaixo do índice da inflação registrado nos últimos 20 meses, período em que a tarifa não sofreu alteração. Os principais itens que influenciaram o aumento foram os salários, o preço de veículos e do combustível. “Vitória da Conquista continua tendo a menor tarifa de ônibus da Bahia e uma das menores do Brasil. Isso é fruto de uma decisão política, é resultado da austeridade do Governo Municipal que acompanha minunciosamente a planilha de custos do transporte”, disse o secretário.
Mudanças imediatas – De acordo com o gerente de Transportes, doze empresas já adquiriram o edital de licitação. Entretanto, melhorias já estão sendo implementadas antes do final do processo. “Dois veículos novos estão em circulação e 13 seminovos começarão a operar nos próximos dias. O bilhete eletrônico para pessoas com deficiência e portadores do vírus HIV está em processo de implantação, estamos sendo mais rigorosos nas vistorias dos veículos e realizando capacitações com motoristas e cobradores para humanizar os serviços”, explicou Juraci Júnior. “É uma determinação do nosso prefeito, garantir o direito de ir e vir de cada cidadão com qualidade”, acrescentou.
Avaliação positiva – Para a presidente da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas/ABES, Aline Lima, a reunião foi satisfatória: “o fato do poder público estar chamando os estudantes para conversar, para debater o transporte público de Vitória da Conquista é muito importante. Chegamos a alguns consensos e outros não, como é natural, mas a nossa avaliação central é positiva. Esperamos que esse tema seja debatido outras vezes e saiamos com outras conquistas” .
A avaliação do presidente da União dos Estudantes da Bahia/UEB, Luciano Marques, não foi diferente. “Eu acho que espaços como esse devem ser cada vez mais fortalecidos. Temos que valorizar as oportunidades que nós temos de conversar, de expor nossas idéias e é nesse sentido que eu avalio como muito positiva essa reunião. Conquistamos duas vitórias importantíssimas: a primeira, a vontade política do poder público de disponibilizar a meia passagem para o estudante o ano inteiro, que é uma bandeira histórica do movimento estudantil; a segunda, o aumento das cotas de passagens dos estudantes para atividades complementaces até a implementação do bilhete único. São duas vitórias significativas e é hora de comemorar com os estudantes, de levar isso para a sociedade”.
Participaram também do encontro o presidente do grêmio estudantil do Instituto de Educação Euclides Dantas, Luís Augusto Cardoso; o presidente do grêmio do Ceteps, Nadson, e os estudantes Pablo Ribeiro e João Pedro.
Deixe seu comentário