O “Desenvolvimento Infantil” é o tema central do “4º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012”, que acontece nessa quarta-feira, 20, em Vitória da Conquista. O evento começa a partir das 8 horas, no salão de eventos da Pousada da Conquista.
Para o 4º Ciclo é esperada a participação de 59 municípios baianos, que serão representados por profissionais, especialistas e autoridades na área da criança e do adolescente. Juntos, eles irão debater durante todo o dia o tema escolhido para o evento e avaliar os avanços municipais, por meio das boas práticas desenvolvidas nos três temas do Eixo de Participação Social do Selo: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para a igualdade étnico-racial; e Esporte e Cidadania.
Cada município receberá o seu relatório de acompanhamento, produzido pelo UNICEF, com indicadores sociais que estão sendo monitorados no programa e serão considerados na avaliação final dos concorrentes à certificação Selo 2009-2012. O documento reúne informações referentes ao pré-natal, mortalidade infantil, desnutrição, imunização, aleitamento materno, entre outros dados que retratam a situação das crianças e adolescentes nos municípios.
Compromisso de governo – A Administração Municipal de Vitória da Conquista, desde 97, sempre priorizou as ações de proteção e defesa do público infanto-juvenil, no sentido de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes no município. Um exemplo disso é que a cidade sempre se destacou no cumprimento das orientações estabelecidas pelo Selo UNICEF. Em uma videoconferência sobre o Selo UNICEF realizada em março deste ano, Vitória da Conquista foi o município baiano com maior participação.
Sobre o Selo – O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do UNICEF em parceria com a Petrobras, Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Seminário e Juspopuli Escritório de Direitos Humanos. Ele visa à mobilização social para a garantia dos direitos da infância e da adolescência. Os municípios inscritos se comprometem a planejar e desenvolver ações nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes.
Deixe seu comentário