Sobe para 17 número de mortos na Noruega


Explosões atingiram prédios do governo norueguês (Foto: AFP)
Pelo menos 17 pessoas morreram nesta sexta-feira em um atentado com carro-bomba no complexo governamental de Oslo e em um tiroteio em um acampamento juvenil próximo à capital, ataques que a polícia não atribui ao terrorismo internacional, mas a uma variante local.

Os dois ataques, realizados com algumas horas de diferença, estão relacionados entre si, segundo fontes policiais, que implicam o suposto autor do tiroteio, detido após sua ação, com o atentado da capital, que afetou quatro edifícios governamentais.

O detido, um cidadão norueguês segundo revelou o primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, em pronunciamento à imprensa, estava armado com um fuzil automático e, segundo as investigações policiais, é vinculado ao atentado de Oslo.

O Governo do social-democrata Stoltenberg, que previa visitar o acampamento das juventudes de seu partido neste sábado, convocou uma reunião urgente de crise para avaliar a situação, enquanto controles em fronteiras, aeroportos e estradas eram reforçados.

Stoltenberg condenou com toda severidade os atentados e garantiu que tais ataques não solaparão o compromisso dos noruegueses com a democracia e com um mundo melhor.