O deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA), apresentou um projeto que pretende dividir a Bahia em dois Estados – Bahia e São Francisco.
Na década de 80, um movimento separatista também reivindicava o desmembramento do Estado em dois. Na época, como forma de combater o projeto, Duda Mendonça criou um campanha chamada “A Bahia Ninguém Divide”, da qual participou a cantora Maria Bethânia.
Da forma que o projeto está sendo apresentado, dificilmente ele terá sucesso no plebiscito, no entanto, se o projeto fosse dividir o Estado em três aumentaria as chances de sucesso.
A proposta é a seguinte: BAHIA, SÃO FRANCISCO e VITORIA DA CONQUISTA, esta reuniria a região de que converge para esta cidade que escoa naturalmente, pra cá onde já é considerada a capital do Sudoeste e Chapada Diamantina e não têm antagonistas.
VANTAGENS PARA O PROJETO E ARGUMENTOS DE DEFESA.
1-Vitória da Conquista e região passaria a ser um aliado do Deputado Oziel Oliveira e votaria maciçamente a favor no plebiscito de separação.
2-A Região Metropolitana de Salvador não tem nada contra a separação, pois ficaria sem os primos pobres;
3-Vitória da Conquista e São Francisco passariam a ter Deputados Federais, Estaduais, Senadores e Governadores, aproximando mais o poder do povo.
4-A divisão do Estado de Goiás, criando Tocantins, melhorou os dois Estados e hoje estão melhores que antes.
5-A divisão do Mato Grosso em Norte e Sul não sofreram a dor do corte e hoje estão todos infinitamente melhores que antes.
6-Sergipe já pertenceu à Baia de Todos os Santos, mas a prosperidade agrícola fez o desmembramento, tem 75 municípios uma área de 21.910 km2 e uma população de 2.068.031 habitantes.
7-A Bahia tem 564.000 km2 correspondendo 25 vezes a do Sergipe e a população baiana 13 milhões contra 2 milhões do Estado sergipano.
8-Argentina tem uma área de 2.780.092 km2 mais de 200 vezes menor que a Bahia e tem 23 províncias e o Brasil tem uma área de 8.514.876 para 27 Estados se considerarmos a mesma proporção o Brasil poderia ter 70 Estados na Federação.
Deixe seu comentário