A preocupação do Estado em garantir a prevenção do câncer de mama é o principal assunto do programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (4). Jaques Wagner diz que o Saúde em Movimento oferecerá um milhão de exames de mamografia, 149 mil ultrassonografias e 149 mil consultas no período de dois anos. A iniciativa tem como objetivo “evitar que a doença se agrave e que acabe até levando a óbito essa mulher”.
O governador ainda destaca a entrega de obras em Lajedinho, região da Chapada Diamantina, o resultado da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para construção do sistema viário Oeste e a ponte Salvador-Itaparica, além da viagem que ele fará, nesta quarta (5), à Itália em busca de novos investimentos e atração de negócios para a Bahia.
Em Roma, ele terá um encontro com empresários italianos e brasileiros, a quem mostrará o potencial baiano, com objetivo de atrair novos empreendimentos para o estado, “trazer mais negócios e, principalmente, mais emprego para o povo aqui da nossa terra”.
Wagner destaca ainda o interesse de empresários internacionais em investir no Brasil e no estado, citando a assinatura, nesta segunda (3), de protocolo de intenções do governo baiano com a General Eletric (GE), que vai instalar na Bahia uma fábrica de aerogeradores, com investimento de R$ 45 milhões e geração inicial de 80 empregos diretos.
Saúde em Movimento
O programa Saúde em Movimento criado em 2010 para atender, inicialmente, pessoas com problemas oftalmológicos e que teve a marca de 250 mil consultas e mais de 45 mil cirurgias de catarata no ano passado, agora volta a sua atenção para a prevenção do câncer de mama, com a realização de mamografias e outros procedimentos de rastreamento da doença.
Para o governador, combater a doença “fica mais difícil ainda quando ela não é reconhecida pela pessoa ou pelos médicos logo no seu começo”. Por isso, o esforço do Estado em levar o serviço ao interior, começando por Itaberaba no último sábado (1º), com previsão de expansão a outras 13 cidades do centro-leste baiano.
Ponte Salvador-Itaparica
O governador comemorou o resultado da PMI do sistema viário Oeste que tem previsão de investimentos da ordem de R$ 7 bilhões, integrando a Ilha de Itaparica com a costa de Salvador, com a construção de uma ponte.
”Recebemos basicamente duas propostas, fizemos os estudos e escolhemos uma delas. Não é apenas uma ponte. É um projeto de desenvolvimento viário, urbano e social de toda a área de Itaparica, do baixo sul e também olhando lá para Castro Alves e a BR-242”, afirma Wagner, enfatizando que o Estado tem mecanismos para segurar uma possível especulação imobiliária.
Deixe seu comentário