Jovem é premiado nacionalmente com projeto financiado pela Prefeitura Municipal

Com apenas 23 anos e prestes a se formar no curso de Engenharia Florestal, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb, Alcides Pereira Santos Neto, de Vitória da Conquista, é um dos oito jovens escolhidos como Embaixador Ambiental do Brasil. O título é concedido pela Bayer, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente/ Pnuma, a jovens de 18 a 24 anos engajados em ações socioambientais.

E o projeto que permitiu a Alcides obter essa conquista foi o de “Reflorestamento Participativo do Rio Verruga – RPRV”, uma iniciativa do estudante, que, desde março de 2011, é acompanhado e financiado pela Prefeitura Municipal, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, deliberado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente/Comman. O projeto promove ações educativas e de capacitação, a fim de restaurar a mata ciliar do Rio Verruga no entorno do assentamento Santa Marta.

A seleção dos Jovens Embaixadores Ambientais foi feita por um júri de profissionais com conhecimento e experiência na avaliação de trabalhos socioambientais e de representantes da Bayer. Para Alcides, esse prêmio tem uma importância muito grande, por ser um reconhecimento do trabalho que está sendo feito na comunidade. “O prêmio mostra que nosso projeto tem tido um efeito positivo, que o impacto local é grande”, afirma. Diante disso, o jovem ainda fala sobre as expectativas futuras quanto ao projeto: “Temos a intenção de melhorá-lo ainda mais”. Alcides contou que a partir de agora tem a função de viabilizar alguns projetos na área ambiental na cidade.

Apoio fundamental – O Jovem Embaixador Ambiental aproveitou a oportunidade para falar a respeito da importância do financiamento da Prefeitura, por meio do Fundo Municipal de Meio Ambiente. “É  importante a gente ter recursos para desenvolver projetos assim, porque a viabilidade desse projeto depende de recursos. E com os recursos da Secretaria de Meio Ambiente, mais especificamente do Fundo de Meio Ambiente, a gente pode viabilizar o projeto, comprar os materiais, pagar as pessoas necessária e assim ter um maior sucesso do projeto”, salientou.

“Nós ficamos muito felizes porque esse prêmio é um reconhecimento do empenho de Alcides na preservação do meio ambiente. Além disso, comprova a importância do Conselho Municipal de Meio Ambiente e a eficácia do fundo ambiental. Esse prêmio veio reconhecer todo o esforço do Governo Municipal com a questão ambiental”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Andrade.

O gerente interino de Projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Glauco Dias, explicou o apoio que é dado ao projeto: “A Gerência de Projetos acompanha não só a execução do projeto, como também o financiamento dele, a liberação da verba, dos recursos e do material, viabiliza o transporte e faz esse contato entre a equipe de execução e a comunidade”. Ele continuou destacando a importância do projeto: “Isso mostra que a gestão ambiental aqui do município está sendo bem executada e mostra pra comunidade que a Secretaria de Meio Ambiente tem feito muitas ações no sentido de recuperar espaços ambientais daqui do nosso município. Foi bem gratificante”.