Natal – De data reflexiva e fraterna, a referencia de marketing e vendas

 

 

Natal – De
data reflexiva e fraterna, a  referencia
de marketing e vendas.

O município
de Vitória da Conquista, não faz muito tempo, que ao aproximar a data comemorativa
natalina, a cidade ganhava um brilho especial, havia uma movimentação e
mobilização dos lojistas e órgãos que os representa, a CDL – Câmara de
Dirigente Lojista, e,  promoviam
juntamente com apoio ou sem o apoio da Prefeitura, a ornamentação da cidade com
elementos característicos ao prenunciado Natal.

Percebe se,
portanto, que a atual gestão que ocupa a direção do órgão, que representa os
mais de 900 associados, não se interessa mais em promover e trazer como dantes,
estas ações, que até hoje figura-se,
como lembrança  na memória dos
conquistenses. Natal das Luzes, Natal de Encantos, Natal de Paz, foram muitas
as temáticas, que nas quais pontuaram como  instrumentos de marketing para divulgar o
comercio, a cidade.

A prefeitura
de Conquista, em anos seguidos tem realizado a ornamentação da Praça Tancredo Neves,
usando as mesmas peças em anos seguidos, e isso, já não desperta mais, a
curiosidade e as visitas das crianças, pais e familiares, mesmo sendo uma bela
ornamentação. Pois, não há nenhuma inovação no presépio, adereços, luzes, e da
ornamentação de forma geral.

A
comemoração natalina é uma antiga tradição que se espalhou pelo mundo, é
marcada pelo sentimento de paz, amor,fraternidade e esperança. Dia 25 de
dezembro é a data simbólica do nascimento de Jesus Cristo, é por isso que no
Natal as pessoas voltam seus espíritos para as coisas boas, refletindo sobre
tudo de bom que viveu e compartilhou com as pessoas amadas, tendem a se mostrar
mais solidárias e respeitadoras aos mandamentos divinos. Nesse período se faz
muitas referências às passagens bíblicas como, por exemplo; “Amarás o teu
próximo, como a ti mesmo” (Mateus22:39), essa retrata o respeito e o amor que
devemos ter pelos nossos semelhantes. Além da parte espiritual, o Natal também
aquece o mercado de produtos e consumo.

 

O Natal,
assim como outras comemorações, acaba tornando-se uma data comercial, onde o
número de vendas de diversos artigos e produtos aumenta, alavancando a economia
do país nesse período.