Oficial morto na Antártida recebe homenagens em Vitória da Conquista


Na tarde desta quinta-feira, 15, o corpo do Segundo-Tenente, Carlos Alberto Vieira Figueiredo, falecido no incêndio ocorrido na Estação Antártida Comandante Ferraz, em fevereiro, foi velado na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens póstumas, como honras militares ao Segundo-Tenente, pelos serviços prestados à Marinha do Brasil, além da condecoração pelo Legislativo Municipal, com a Medalha do Mérito Legislativo.Após a cerimônia na Câmara Legislativa, o corpo do militar seguiu em um cortejo na viatura do Corpo de Bombeiros até o cemitério Parque da Cidade, onde o corpo foi sepultado com honras fúnebres e muita emoção por parte dos presentes. Além disso, uma comitiva de oficiais realizou uma marcha fúnebre como última homenagem ao Segundo-Tenente.

Para o filho Vítor, as lembranças do pai e as homenagens póstumas serão sempre lembradas. “Ele foi um homem maravilhoso, sentiremos muita saudade e faremos o possível para amenizar a nossa dor e principalmente a da nossa mãe, a companheira dele”.

O prefeito, Guilherme Menezes, destacou a importância do Segundo-Tenente para todo o país e, especialmente, para Vitória da Conquista. “Durante essa homenagem prestada pela Marinha do Brasil, o município se une para homenagear esse brasileiro que representou de forma honrosa o país, contribuindo grandiosamente nas pesquisas de universidades e cientistas”.

Carlos Alberto Figueiredo estava há 29 anos na Marinha e foi enviado para a Antártida em março de 2011, de onde deveria retornar neste mês. Após o incidente, o suboficial foi promovido ao posto de Segundo-Tenente, admitido na Ordem do Mérito da Defesa, no grau Cavaleiro, honraria concedida pela presidente, Dilma Rousseff, e agraciado com a Medalha Naval de Serviços Distintos, da Marinha.

fonte  Secom – PMVC