Governador Jaques Wagner destaca resultados da parceria com a União

Raul Rodrigues/Agecom

Os benefícios da parceria da Bahia com o Governo Federal são destacados pelo governador Jaques Wagner em seu programa semanal de rádio. “O presidente Lula estará mais uma vez estará na Bahia inaugurando mais uma grande obra”, disse Wagner em referência ao Gasene – gasoduto que vai trazer gás natural do Sul do país para o nosso estado – que deve ser inaugurado entre os dias 20 e 25 deste mês com as presenças de Lula, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e de outras autoridades. O governador fez também um balanço da agenda de inaugurações de obras e entregas de serviços na semana passada, da visita do presidente Lula à Juazeiro para inaugurar a primeira etapa do projeto Salitre e das comemorações e homenagens ao Dia Internacional da Mulher.

Em Juazeiro, ao lado do presidente Lula e da ministra Dilma Rousseff, onde inaugurou a primeira etapa do Projeto Salitre, Wagner comemorou que “isso vai representar mais geração de emprego na região de Juazeiro, mais riqueza, mais gente incluída socialmente”. O projeto tem 255 lotes para pequenos produtores e 65 lotes empresariais. “É o Velho Chico, o nosso Rio São Francisco, ajudando o povo baiano a ter uma vida melhor”, pontuou ao comentar a intervenção do governo federal na região. Wagner também anunciou que o presidente Lula mais uma vez estará na Bahia entre o dia 20 e 25 desse mês, ao lado da ministra Dilma, inaugurando mais uma grande obra, o Gasene que vai manter estoques suficientes de “gás natural para o desenvolvimento do nosso estado”.

Ele chamou a atenção também para a BR-235. “Assinamos a ordem de serviço do trecho Remanso/Casa Nova. São mais de R$40 milhões de investimento, 74 quilômetros de estrada. E eu sei que essa era uma pendência muito grande”. A previsão, segundo o governador, é de que, dentro de dez meses, o trecho esteja pronto.

Outro assunto que mereceu a atenção do governador foi a questão do emprego, com a duplicação da planta de biodiesel da Petrobrás na Bahia. “Mais uma parceria com o governo federal. A Petrobras Biodiesel – a empresa da Petrobrás que cuida diretamente disso – realmente, conforme anunciamos, duplicou a planta de Candeias”, observou.

O governador informou que a fábrica vai passar a produzir 200 milhões de litro de biodiesel por ano a partir de agosto e que isso significa mais gente da agricultura familiar fornecendo mamona, dendê, caroço de algodão e girassol como insumo. “São 35 mil agricultores da agricultura familiar que ganharam contratos de cinco anos de duração, com a compra garantida pela Petrobras, preço mínimo garantido. Portanto, essa gente vai poder trabalhar com muito mais tranquilidade”.

Na mesma edição, o governador faz uma saudação às mulheres pelo seu dia, 8 de março, e lembra as várias ações realizadas desde 2007 para melhorar e fortalecer a presença feminina em todas as áreas da sociedade, além de garantir a sua defesa. “Inauguramos seis Delegacias da Mulher em três anos e dois meses. Temos aumentando o número de empregos e a qualificação profissional. Isso tem também atingido as mulheres jovens em busca do emprego. E, é claro que todos os programas que fazemos na área de saúde, na área de habitação, são extremamente importantes para a mulher”.

Para Wagner, a casa própria é, sem dúvida, um elemento de segurança, além da água que está sendo levada também para o interior do estado. Segundo ele, muitas baianas não precisam mais andar léguas com uma lata na cabeça nem precisam ver seus filhos bebendo uma água sem qualidade. “Então, é um conjunto de ações que a gente tem feito”.

O programa Conversa com o Governador é veiculado toda terça-feira pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e pelo 0800-071-7328.

Gef/Raul Rodrigues

conversa_governador1