O empresário João Carlos Cavalcanti foi homenageado na noite de quinta-feira (29) com o Título de Cidadão da Cidade do Salvador e a Medalha Thomé de Souza, na Câmara Municipal de Salvador. A solenidade foi realizada por iniciativa do vereador Sandoval Guimarães (PMDB) e presidida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Alan Sanches (PMDB).
Sandoval justificou a iniciativa da honraria ao sertanejo, natural de Caculé (Sudoeste baiano), reafirmando o valor dos trabalhos realizados por João Cavalcanti. A importância da geração de emprego, o comprometimento social e a valorização da Bahia foram ressaltados pelo vereador.
“Essa é uma oportunidade ímpar que a nossa cidade tem de reconhecer méritos de um grande empreendedor, que possui a sensibilidade de ajudar pessoalmente no trabalho social. Nós, vereadores de Salvador, de forma unânime, aprovamos esta homenagem e, com certeza plena, Salvador e a Bahia se rendem a João Cavalcanti neste momento”, declarou Sandoval.
Após receber as condecorações ao lado da sua esposa Renilce Cavalcanti e de seus filhos Rodrigo e Alessandra, João Cavalcanti agradeceu ao vereador pela proposta e atribuiu ao povo soteropolitano o recebimento das homenagens. “Sandoval Guimarães é vereador e, portanto, representa o povo. A voz do povo é a voz de Deus. Estou realizado com o Título e com a Medalha. Vim para cá desde pequeno e sempre me considerei soteropolitano. Hoje estou oficializando este sonho”, disse Cavalcanti.
Deputados estaduais e federais, secretários municipais e estaduais, e vereadores marcaram presença na sessão especial. Na Mesa, além de Sandoval Guimarães e Alan Sanches; o senador César Borges; o ex-ministro Geddel Viera Lima; o vereador Alberto Braga, representando o prefeito João Henrique; e o cônsul de Portugal, João Sabido da Costa.
Duas apresentações do Quarteto da Orquestra Musicalis antecederam as palavras do homenageado.
Formação da chapa
Durante o discurso, o empresário falou sobre as próximas eleições e negou os boatos de que sairia da chapa do PMDB. “Continuo sendo um soldado do partido e estou à disposição de Geddel para fazermos a melhor composição para a Bahia”.
João Cavalcanti ressaltou a importância de uma mudança de gestão na Bahia, mas fez questão de declarar amizade ao governador Jaques Wagner. Com relação a Paulo Souto, o empresário disparou. “Ele não veio. Graças a Deus”.
Descobertas
Filho de um ex-operário ferroviário, veio para Salvador estudar aos nove anos. Formou-se em geologia pela Universidade Federal da Bahia.
Nos últimos sete anos, a descoberta do Distrito Ferrífero de Caetité colocou a Bahia entre os três maiores produtores de minério e ferro do Brasil. Em 2006, fez o descobrimento do Distrito Ferrífero de Salinas, no norte de Minas Gerais.
Considerado pelo jornal New York Times como “A lenda viva da mineração”, João Cavalcanti descobriu, em 2007 e 2008, o depósito de níquel, em Tocantins, criando a Base Metal Exploration do Brasil. Entre 2008 e 2009, foram descobertos depósitos de ferro no Piauí, além de cobre e ouro no Pará e no Mato Grosso.
Informações da ascom CVSba
foto: Gildásio Amorim Fermnandes – Agencia – Propaganda e Comunicação – Qimelhor/ Mega empresário Dr. João Cavalcante
Vereador – Dr. Sandoval – autor das comendas ao eminente João Cavaalcaante
Lucio Vieria Lima – Presidente do PMDB – Bahia
e o deputado Artur Maia- presentes ao evento
Deixe seu comentário