Vigilância à Saúde e Atenção Básica aproveitaram o dia para alertar os idosos sobre a prevenção da hipertensão, diabetes e câncer de boca
Quarenta e três postos de vacinação, entre unidades de saúde e pontos estratégicos, como praças, supermercados, escolas e igrejas, foram montados pela Secretaria Municipal de Saúde para imunização dos idosos contra a gripe comum, no ultimo sábado, 8, em Vitória da Conquista. Aqueles com algum tipo de doença crônica também se vacinaram contra a gripe H1N1. Oito mil idosos foram vacinados.
Crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, adultos saudáveis com idade entre 20 e 29 anos, pessoas em qualquer idade com doenças crônicas e grávidas em qualquer idade gestacional que ainda não haviam sido vacinadas contra a Gripe A também foram vacinadas no último sábado.
Orientação à saúde – Para incentivar a prevenção de doenças como hipertensão arterial, diabetes e câncer de boca, as equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família/NASF aproveitaram o dia de vacinação e fizeram uma série de atividades, como medição de pressão arterial, medição de glicemia, atividades físicas, consulta preventiva em saúde bucal e palestras com nutricionistas sobre alimentação saudável.
Cervaldo Gomes Teixeira (64), morador do bairro Bruno Bacelar, foi informado do dia de vacinação pelo agente comunitário de saúde de sua área. Depois de tomar sua vacina e verificar sua glicemia e pressão, Cervaldo ficou aliviado. “Graças a Deus que está tudo normal, esse serviço aqui foi ótimo, se não fosse o agente, eu ia perder a oportunidade”.
Para organização do Dia D, a Secretaria Municipal de Saúde contou com a parceria da 20ª Diretoria Regional de Saúde/ DIRES e a colaboração dos estudantes das escolas de saúde de Vitória da Conquista. Ao todo, mais de 800 pessoas estiveram trabalhando no atendimento à população.
Deixe seu comentário