Dirigentes da Fifa vistoriaram a Fonte Nova nesta quarta-feira
A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Salvador (Sucom) anunciou, nesta quarta-feira (19), por meio de seu superintendente Cláudio Silva, que o alvará de demolição do Estádio Otávio Mangabeira, o Fonte Nova, será expedido na próxima semana. O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 realizou, nesta quarta, a última inspeção do projeto de reforma do estádio.
Salvador foi a última cidade a receber a comitiva da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O grupo começou, em São Paulo, a vistoriar os 12 estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014.
Durante a vistoria, o consultor de estádios da Fifa, Carlos de La Corte, foi recebido por representantes do governo baiano e pelos engenheiros do consórcio OAS/Odebrecht, responsável pela obra. O estádio Fonte Nove foi condenado pelo Ministro do Esporte, Orlando Silva, em novembro de 2007, após desabamento de parte da arquibancada.
“Foi feita uma visita às instalações e às obras que estão sendo realizadas, e o resultado foi excelente. Nossa expectativa é ter, no próximo mês, os recursos para a obra liberados. O projeto vem sendo acompanhado desde janeiro de 2009. O importante é que uma carta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) será encaminhada ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) dizendo que o projeto está aprovado”, diz secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos.
De acordo com Marcos Lessa, representante do consórcio OAS/Odebrecht, as obras estão dentro do cronograma proposto pela Fifa. “Nosso projeto básico tem sido revisado, e acreditamos que as obras sejam iniciadas em breve. O modelo arquitetônico de arena aproxima o público do campo de futebol, então será um empreendimento moderno”, afirma.
Nilton Vasconcelos disse que o estádio da capital baiana ficará pronto em dois anos. “Continuamos confiantes e temos tranquilidade de que Salvador será uma das sedes da Copa das Confederações, em 2012, e também da Copa do Mundo de 2014. Vamos conseguir concluir a etapa atual de remanejamento da estrutura do estádio e iniciar as obras no começo do próximo ano.”
Outros estádios
O grupo do Departamento de Estádios da Fifa inspecionou as obras no estádio Mané Garrincha, em Brasília, na terça-feira (11). O projeto da reforma do estádio, estimada em R$ 700 milhões, é considerado o mais caro para a Copa no Brasil. A Fifa reclama de atrasos no início das obras nos estádios brasileiros.
No começo deste mês, o comitê da Fifa já havia sinalizado a preocupação com o cronograma das obras dos estádios brasileiros. O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, se mostrou preocupado com os preparativos brasileiros para o Mundial de 2014, principalmente com obras de infraestrutura.
Deixe seu comentário