A busca para promover inclusão digital na Bahia, com a expansão de banda larga para o interior, foi o principal ponto da audiência entre o governador Rui Costa e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, nesta quinta-feira (6), em Brasília. O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, e o representante do governo na capital federal, Jonas Paulo, acompanharam o governador.”Queremos ajuda nessa questão de banda larga para todo o nosso interior. Também estamos buscando parcerias com a iniciativa privada”, disse Rui Costa ao ministro. O desafio é cobrir o território de maneira satisfatória, democratizando o acesso à informação e potencializando a inclusão digital. Nesse sentido, as escolas são prioridade”. Em resposta, o ministro Berzoini adiantou que, com o programa Banda Larga para Todos, serão lançados leilões reversos, havendo compensação por parte do governo federal para que as empresas operem nas regiões carentes.
Manoel Mendonça explicou que a soma de esforços entre governo federal, Estado e prefeituras proporcionará que a Bahia tenha as grandes autoestradas que levarão fibra ótica para o ‘miolo’ do estado. “É o que a gente chama de ‘back bond’ de fibra ótica, que liga as grandes regiões, atingindo locais que precisam de cobertura”.
Ele disse ainda que estão em curso, na Bahia, as chamadas cidades digitais, que são anéis digitais para disponibilização de internet (nove prontos e 24 em andamento). Outra iniciativa prevista é a otimização dos centros digitais de cidadania. Conforme o secretário, medidas serão adotadas para “melhor apoiar o cidadão no dia a dia”, antevendo que tipo de serviços podem ser oferecidos dentro desses centros.
Deixe seu comentário