De janeiro até este mês de novembro, Vitória da Conquista diagnosticou 70 novos casos de HIV. Os dados chamam a atenção, mas podem ser maiores, já que estes representam apenas os que passaram pelo Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav). Atualmente, estão em tratamento no Caav, 932 pacientes de Vitória da Conquista e região.
Segundo o órgão municipal, que trabalha com diagnóstico e tratamento da Aids na cidade, a incidência entre os homens continuam sendo maior. Do total diagnosticado neste ano, 50 homens e 20 mulheres.
Com a intenção de reduzir estes dados, o Caav realiza, a partir da próxima terça-feira (1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids), ações voltadas para a sensibilização da população e de profissionais de saúde para o diagnóstico precoce da doença. A população poderá fazer o teste rápido para detecção do HIV em diferentes locais da cidade, como na Praça 9 de Novembro, universidades e unidades de saúde. As atividades serão realizadas até o dia 4 de dezembro.
Além da ação de conscientização, o Caav aponta que o teste rápido facilita o diagnóstico precoce e o tratamento. Um dos exemplos desde trabalho é que, desde 2007, nenhuma criança nasceu com HIV em Vitória da Conquista.
Deixe seu comentário