Por mais um ano, a Uesb participa da Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista. Nessa 50ª edição, em seu stand no Parque Teompopo de Almeida, local do evento, a Universidade está desenvolvendo uma série de ações, que vão desde à oferta de serviços de saúde até à realização de capacitação profissional.
No que se refere às ações de capacitação, desde o início da semana, estão sendo realizados minicursos e palestras sobre as mais variadas temáticas relacionadas à agropecuária. O primeiro minicurso, por exemplo, realizado na noite da última segunda-feira (14), teve como tema “Administração Rural”.
A atividade, ministrada pela estudante do 6º semestre de Agronomia e integrante da Agrus, empresa júnior de consultoria agropecuária, Crislaine Alves Ladeia, teve como objetivo abordar os procedimentos necessários para administrar uma propriedade rural. Segundo ela, a iniciativa de levar o minicurso para dentro da Exposição é uma forma de difindir o conhecimento, principalmente entre os pequenos produtores. “Através de nossas consultorias, percebemos que o pequeno produtos ainda tem muitas dificuldades, pois, muitas vezes, eles não têm o conhecimento e nem o suporte técnico”, comenta Ladeia.
A estudante explica ainda que “geralmente, pequenos produtores não se preocupam em fazer a administração de sua pequena propriedade, pois não sabem da importância. É administrando corretamente que você tem como saber se a produção está dando lucros ou se você está tendo prejuízos. Se compensa você especificar ou diversificar sua produção, se vale a pena investir mais em algum setor ou não”.
Pensando nisso, que a produtora rural Anamaria Pithon foi a primeira pessoa a se inscrever na atividade. “Vim participar para aprender mais sobre administração rural. E quero colocar em prática em minha propriedade tudo que eu aprender aqui”, disse a participante.
Quem também se interessou pelo minicurso foi Mércio Coelho, empresário da cidade de Montes Claros (MG). “Não sendo especificamente da região, a gente vem conhecer a Exposição, mas não se pode esquecer da questão do conhecimento. E a Uesb, por sua excelência em conhecimento também nessa área, me motivou a vir aqui e a participar dessa atividades, que estão promovendo a socialização do saber”, afirmou Coelho. por Juliana Silva
As atividades no stand da Uesb na Exposição Conquista seguem até o fim da semana, conforme programação disponível aqui.
|
Deixe seu comentário