Fluminense defende liderança contra ‘ameaçado’ Botafogo

muricy-d-20100523
Tricolor poderá ter as estreias de Belleti e Emerson; alvinegro apresentará Maicosuel
Do R7
Fluminense coloca a liderença pela primeira vez em jogo no Brasileirão

Quando o Brasileirão começou, o Botafogo estava em alta, após o título estadual, e o Fluminense em baixa, colecionando derrotas e ainda se acostumando com Muricy Ramalho. Contudo, após dez rodadas, o quadro mudou. Empolgado com a liderança do Brasileiro e a permanência de seu treinador, o time tricolor tenta manter o bom momento diante do rival alvinegro, que não vence há sete rodadas. O duelo ocorre neste domingo (25), às 18h30, no Engenhão.
A expectativa é de bom público, não só por se tratar do clássico mais antigo do futebol carioca, chamado carinhosamente de “Clássico Vovô”, mas sim pelos atrativos que o cerca. Na ponta da tabela com 22 pontos, o Fluminense ainda celebra o fato de Muricy Ramalho ter continuado dirigindo a equipe mesmo tendo sido chamado para treinar a seleção. Como revelou o goleiro Fernando Henrique.
– A gente ficou muito, mas muito feliz com a escolha do Muricy. Essa recusa dele vai dar mais força para nós no Brasileiro, porque mostra que ele confia em nós. Já provamos que somos uma equipe de guerreiros.
Em contrapartida, o Botafogo, mesmo rondando a zona do rebaixamento, com 11 pontos, também tem seus motivos para festejar. Antes de a bola rolar, o meia Maicosuel será apresentado oficialmente como seu novo reforço para a temporada. Contudo, o Mago, como é chamado pelos torcedores alvinegros, não foi inscrito há tempo e está fora do jogo.
Por sinal, problemas no ataque não faltam para o técnico Joel Santana. Além de ainda não poder escalar Maicosuel, o treinador não contará com Jobson, expulso diante do Palmeiras na última rodada. Para completar, o uruguaio Loco Abreu só se reapresentará na segunda-feira (26), após disputar a Copa do Mundo.
Confira também
• Leia mais notícias sobre o Botafogo

• Saiba muito mais sobre o Fluminense

• Crie seu e-mail @r7. É grátis!

• Leia notícias diárias no R7
Menos mal que o argentino Herrera retorna e formará dupla com Caio na frente. Na zaga, Fábio Ferreira, também suspenso, dará lugar a Danny Morais. Contudo, os desfalques e a má posição na tabela não dão a impressão de incomodar Joel Santana.
– O meu compromisso é com o Botafogo. Sei que podemos estar em posição melhor na tabela de classificação e penso apenas nisso. Aposto muito nesta equipe.
Do lado tricolor, Muricy Ramalho tem menos problemas. Desfalque mesmo apenas do volante Diguinho, suspenso com três cartões amarelos. Em compensação, os recém-contratados Belletti e Emerson, inscritos, estarão à disposição e poderão estrear. Entretanto, o mais provável é que iniciem o confronto no banco de reservas.
Devido ao grande número de torcedores e jornalistas que compareceram às Laranjeiras no sábado, Muricy não realizou nenhum trabalho tático e deixou os titulares fazendo um treino físico na concentração. Com isso, não há indícios de quem substituirá Diguinho. O mais provável é que seja o meia Marquinho.
FICHA TÉCNICA
Botafogo x Fluminense
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de julho de 2010 (domingo)
Horário: 18h30
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Luiz Muniz de Oliveira e Marcelo Braz Mariano (ambos do RJ)
Botafogo: Jéfferson, Fahel, Danny Morais e Antonio Carlos; Alessandro, Leandro Guerreiro, Somália, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Caio
Técnico: Joel Santana
Fluminense: Fernando Henrique; Gum, Leandro Euzébio e André Luis; Mariano, Diogo, Marquinho, Conca e Carlinhos; Rodriguinho (Alan) e Fred
Técnico: Muricy Ramalho