Após nove anos convivendo com a tetraplegia adquirida em um acidente de carro, Jonas Meira Guimarães, 50, é o primeiro usuário do Centro Municipal de Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) que vai receber uma cadeira de rodas elétrica. Este é um investimento da Prefeitura de Vitória da Conquista que permitirá a alguns tetraplégicos, aptos a receberem, maior independência em seu deslocamento.
“A cadeira de rodas elétrica é concedida apenas para os tetraplégicos que reúnem condições de fazer seu deslocamento na cadeira, sem a ajuda de terceiro. Para isso, são necessárias a realização de uma série de exames e a avaliação da comissão técnica de concessão de órteses e próteses”, contou a coordenadora do Cemerf, Glícia Miranda.
Além de Jonas, mais sete usuários vão receber a cadeira de rodas elétrica. O investimento é de aproximadamente R$ 50 mil de recursos municipais. Todos eles vão passar por um processo de adaptação no serviço, com a construção de um plano terapêutico individual para atender as necessidades apresentadas por cada um.
“Durante a adaptação, regulamos a cadeira para as medidas dos membros do paciente e orientamos quanto ao uso e manutenção. O tempo de adequação vai depender de cada paciente”, explicou a terapeuta ocupacional Carla Ramos.
Estudante universitário, Jonas, há seis anos, é acompanhado pelo Cemerf e, neste período, recebeu três cadeiras de rodas convencionais. Após dar a sua primeira volta na nova cadeira, Jonas fez questão de expressar sua satisfação: “estou muito bem, independente. Esta cadeira é bem melhor que um carro”.
A Prefeitura investe anualmente em torno de R$ 1 milhão na compra de órteses e próteses para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), acompanhados ou não pelo Cemerf. São próteses mamárias e dos membros inferiores e superiores; cadeiras de rodas; cadeira para banho; andadores; entre outros dispositivos necessários para pessoas com dificuldade de locomoção.
Fonte: PMVC
Deixe seu comentário