Após realizar o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), a Prefeitura de Vitória da Conquista realiza tratamento focal para eliminar as larvas do mosquito. Neste momento, estão sendo priorizados os bairros que apresentaram índice maior do que 1%.
Desde janeiro, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, teve início a visita aos domicílios para tratamento. Até a primeira semana de maio, foram visitadas cerca de 70 localidades das zonas urbana e rural. As visitas acontecem de segunda a sábado.
“Aplicamos o larvicida nos reservatórios, como tanques e ralos, e também aproveitamos para orientar o morador quanto à eliminação dos possíveis criadouros, porque o mais importante é não deixar que mais mosquitos nasçam em suas casas”, explicou a agente de endemias, Josy Souza.
A agente alerta para esse cuidado com as residências porque 90% das larvas encontradas estão dentro delas. Por isso, a casa do aposentado Reinaldo Machado torna-se exemplo. Apesar do bairro onde ele mora estar com índice de infestação de 4,5%, os agentes de endemias não encontraram na casa dele nenhum foco do mosquito.
“Os agentes sempre passam em minha casa, eles olham tudo, mas nunca encontraram nada. Eu faço minha parte, não deixo a água ficar parada”, informou Reinaldo.
E, “para apoiar a ação, a Secretaria Estadual de Saúde enviou dois carros fumacê que passam nas ruas em que existam notificações de casos suspeitos”, assegurou a coordenadora de Endemias, Polyana Gusmão.
Além das visitas para tratamento, os agentes verificam as denúncias feitas pela população por meio do telefone (77) 3429-7421. Semanalmente, são cerca de 200 denúncias.
Confira por onde a equipe de endemias passou neste início de ano:
Fonte: PMVC
Deixe seu comentário