A Prefeitura de Vitória da Conquista está realizando capacitações sobre a gripe causada pelo vírus Influenza A (H1N1). Um desses encontros aconteceu nessa terça-feira, 10, no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família para os médicos que atendem nas unidades de saúde da rede básica do município.
A capacitação tem como objetivos atualizar os profissionais e esclarecer as dúvidas quanto ao atendimento oferecido. Durante a atividade, o médico intensivista Wesley Burgos falou para os profissionais sobre o comportamento do vírus nas pessoas e apresentou relatos de casos.
“Quando surgiram os primeiros casos de H1N1 no Brasil, não existiam protocolos para atendimento. Em 2014, o Ministério da Saúde lançou um oficial”, explicou o médico. Ainda segundo Wesley, é preciso que “os profissionais estejam atentos para aqueles pacientes que apresentem a febre alta, tosse seca e estão no grupo prioritário da campanha”.
Atualmente, Vitória da Conquista já tem confirmados 9 casos de H1N1. A Diretoria Municipal de Vigilância à Saúde não tem medido esforços para que esses números não aumentem e para que as pessoas com suspeitas recebam o atendimento necessário, preconizado pelo Ministério da Saúde.
“Este encontro com os médicos acontece justamente para que possamos qualificar o atendimento prestado pelas unidades, seguindo as orientações do Ministério da Saúde”, reiterou a diretora de Vigilância à Saúde, Dalva Prates.
Fonte: PMVC
Deixe seu comentário