Aproximadamente 30 jovens-aprendizes ligados ao Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) fizeram na tarde dessa segunda-feira, 23, uma visita guiada ao Arquivo Municipal de Vitória da Conquista. No passeio, os jovens aprendem sobre as funções do arquivo, conhecendo os acervos permanente e intermediário.
“Sempre recebemos estudantes de várias instituições e damos um destaque para o aspecto da identidade conquistense, que é um valor que agregamos ao arquivo permanente. Cada acervo tem muita história pra contar. Então, nós trazemos essa memória e essa identidade conquistense nestes passeios”, explicou o coordenador técnico do Arquivo, o historiador Afonso Silvestre.
A instrutora do CIEE, Thaillene de Sousa, informou que estes jovens participam do curso de capacitação teórica. “Eles estão estudando o módulo administrativo e, dentro dele, falamos do arquivo, do trabalho do arquivista, os cuidados que eles devem ter ao manusear os documentos, a importância de cada documento, por isso que estamos associando com o contexto histórico da cidade”, comentou a instrutora.
A jovem-aprendiz Jussara Figueiredo trabalha no setor administrativo de uma instituição financeira. Ela também já atuou no arquivo do mesmo local. “No período em que trabalhei nesse setor, eu aprendi mais coisas sobre pessoas que passaram por lá. Então é impressionante saber que temos esse acesso, que é uma história que não vai ser perdida”, declarou. Sobre a visita ao Arquivo Municipal, ela acrescentou: “Foi maravilhosa. A forma como tudo é organizado aqui, a forma como a história é contada é impressionante”.
Fonte: PMVC
Deixe seu comentário