Em turnê pelo Brasil desde o inicio do mês, o coral Neuer Kammerchor, da cidade de Heidenheim da Alemanha faz apresentações e aproveitam para conhecer a cultura e curtumes do povo Brasileiro.
Segunda a interprete Denise Demirhan, que acompanha o grupo e inclusive tem uma filha que faz parte do Coral,diz que, eles já passaram pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e agora a Bahia. Em Vitória da Conquista foi recepcionado pela artista plástica Valéria Vidigal, que os levou para conhecer a plantação de Café, Na fazenda Vidigal.
Como já havia uma programação preestabelecida das presenças dos ilustres artistas, pernoitaram na fazenda e durante todo o dia eles conheceram a plantação de café, fez um programa para as TV Globo –sudoeste- e TV E – UESB.
“O grupo possui 11 anos de fundação já competiu em importantes concursos, tanto na Alemanha quanto em outros países e dá continuidade a longa tradição alemã de música coral” afirma THOMAS KAMMEL, o Maestro.
Ele afirma ainda que, “ Os cantores e cantoras querem conhecer um pouco mais da cultura deste grande País, e se apresentarão juntamente com corais brasileiros, certos de fazerem muitos novos amigos’ Como o que acabamos de fazer nesta cidade de Vit. Conquista”. Afirma. THOMAS.
A anfitriã Valéria Vidigal e o esposo e os filhos recepcionaram com muita alegria estes jovens talentos – cantores e cantoras – em sua residência na fazenda Vidigal. Umas das filhas, a Isabela Vidigal, que fala fluentemente a língua Alemã e sua amiga que faz intercambio e esta morando em conquista, Luisa Frerk contribuíram muito no dialogo com essa pessoas.
A Família Vidigal convidou o artista plástico Allan de Kard e sua esposa professora Solange Lessa e o jornalista e publicitário Gildásio Amorim Fernandes para também recepcionarem estes ilustres visitantes em sua fazenda.
O Artista levou a tocha olímpica Rio 2016, e na oportunidade os jovens fizeram muitas fotos ao lado do artista.
O grupo segue ainda esta noite para capital do Estado – São Salvador – de onde pretende comprimir a missão que já havia programado. E retornar para seu pais.
Sobre o Neuer Kammerchor
Fundado em 2005 pelo Músico e Pedagogo Thomas Kammel, entre alunos do Ginásio Schiller, da cidade bávara de Heindenheim, o coral Neuer Kammerchor possui cerca de 70 cantores e cantoras, com idades entre 15 e 22 anos. O grupo já competiu em importantes concursos de diversos países e ganhou até o momento sete medalhas de ouro e duas de prata. Além dos concertos habituais, feitos na própria escola, o coral costuma realizar 40 Concertos anuais.
Os ensaios duram 4 horas, aos sábados, mesmo nas férias, e o repertório é muito elaborado, desde peças da renascença a canções de autores contemporâneos. Nestes 10 anos o Coral também fez várias viagens, cantando na Itália, Romênia, Lituânia, França, Áustria, Armênia, Finlândia e no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Em 2012 realizaram uma longa viagem à Argentina, percorrendo 7000 km em ônibus, e realizando sete Concertos. Em 2014 foi à vez da África do Sul e Namíbia. Conforme diz o maestro Kammel: “O espírito de equipe e o empenho social são as colunas destes grandes programas”.
THOMAS KAMMEL, o Maestro
Professor de Música no Ginásio Schiller de Heidenheim, e fundador do “Neuer Kammerchor”, que dirige desde 2005, foi aluno da Faculdade de Música de Stuttgart. É apaixonado pelo gênero de música Oratório, razão pela qual regeu também o “Oratorienchorus”, e atualmente dirige o “Oratorienchor”, na cidade de Ulm. Nestes 10 anos à frente do Coral de Heidenheim ele tem feito de tudo para desenvolver a “performance” de seus cantores, e fazer cada vez mais conhecido este coral de jovens. Com eles já viajou pela França, Bélgica, Itália, Romênia, Lituânia, Inglaterra, Finlândia, Armênia, Argentina, África do Sul, Namíbia, e agora,
Deixe seu comentário