Um dia depois de participar do primeiro debate com os presidenciáveis na TV Bandeirantes, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, chegou à Bahia, mais precisamente nas cidades de Bom Jesus da Lapa e Barreiras. Com o intuito de melhorar a posição nas pesquisas no Nordeste, esta é a quinta visita do tucano este ano ao Estado, que possui o maior colégio eleitoral da região.
Em Bom Jesus da Lapa, o tucano chegou acompanhado dos integrantes da chapa majoritária da coligação “A Bahia Merece Mais”, o candidato ao governo Paulo Souto, o vice da chapa Nilo Coelho, e os candidatos ao Senado José Carlos Aleluia e José Ronaldo. No desembarque, Serra fez questão de ressaltar a importância da Bahia na campanha eleitoral deste ano. “Estou de volta à Bahia, essa terra abençoada, para participar da procissão do Bom Jesus ao lado dos meus amigos Paulo Souto, Nilo Coelho, José Ronaldo e Aleluia. Estamos juntos nessa luta porque acreditamos que o Brasil pode mais”, afirmou Serra, citando o bordão da sua campanha.
Em conversas com integrantes da comitiva de Paulo – formada também pelos deputados federais Jutahy Júnior, João Almeida e ACM Neto, além do presidente do PSDB Antonio Imbassahy – Serra levantou a ideia de criar um programa específico para apoiar o turismo religioso, que beneficiaria cidades como Bom Jesus da Lapa, que é o terceiro maior ponto de peregrinação católica do País, além de outras ainda mais fortes como Juazeiro do Norte (CE) e Aparecida do Norte (SP). De acordo com os organizadores, a expectativa é que a cidade receba quase 500 mil pessoas no período da romaria.
Na visita a Gruta de Bom Jesus, Serra e Souto se misturaram aos milhares de fiéis, que vieram das mais diversas localidades brasileiras para renovar seus votos de fé na 319ª romaria da cidade. Os dois candidatos também participaram da procissão e visitaram o santuário da gruta. “A procissão de Bom Jesus da Lapa é uma das grandes manifestações da fé cristã do nosso povo, e nós não poderíamos deixar de prestigiar essa tradição de mais de 300 anos, iniciada pelo português Francisco de Mendonça Mar, que caminhou de Salvador até a margem do Rio São Francisco trazendo as imagens do Bom Jesus e Nossa Senhora da Soledade”, comentou Paulo Souto, esboçando conhecimento.
Visita estratégica – A presença do candidato José Serra em Bom Jesus da Lapa fez parte da orientação traçada pelo comando nacional da sua campanha, que é o de visitar pontos estratégicos em diferentes regiões do país, buscando sempre um contato maior com a população. Considerado um dos coordenadores da campanha do tucano na Bahia e Nordeste, o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB) explicou: “Serra vem tendo uma presença forte na Bahia em todas as regiões. No caso da visita a Bom Jesus da Lapa, que é uma das festas religiosas mais tradicionais do país, foi uma demonstração de respeito às tradições do Estado”.
Evandro Matos
Informação Tribuna da Bahia
Deixe seu comentário