Há 15 anos o Laboratório de Solos da Uesb vem realizando um papel educador e auxiliador na comunidade. Criado com o objetivo de atender a matérias específicas de solo do curso de Agronomia, hoje o laboratório funciona tanto para o aprimoramento acadêmico dos futuros agrônomos, como dos estudantes do curso de Engenharia Florestal. Além disso, a análise de amostras na região sudoeste, abrangendo até o norte de Minas Gerais, é outro ponto de destaque e reconhecimento.
Pelo quinto ano consecutivo, o Laboratório ganha Certificado de Excelência do Programa de Análise Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLP) da Embrapa, pelo trabalho desenvolvido no ano de 2009. Seriedade, qualidade e confiança foram pontos destacados para diferenciar e premiar o setor.
Enfatizando o retorno acadêmico à comunidade, o professor Carlos Henrique Farias, coordenador do laboratório, constata: “perceber que o produtor rural está sempre presente em nossa Universidade, integrado desde a solicitação até o recolhimento dos dados, é um ponto positivo em nosso trabalho”. Auxiliar na produtividade e facilitar o tempo de retorno dessa análise também foram realizações do laboratório citadas pelo professor.
A especialização acadêmica também está integrada nesse processo. Trabalhos de pós-graduação em lato sensu e stricto sensu estão em grande sintonia com os experimentos desenvolvidos laboratorialmente. É importante salientar a participação dos estagiários com a prática de análise e perceber o estímulo e a oportunidade que a Uesb proporciona para seus alunos.
por Patrick Moraes
p/ ascon da uesb
Deixe seu comentário