Vitória da Conquista, nos dias 18,19 e 20 é considerada pelos maçons, como a Capital Maçônica do Brasil

Autoridades maçônicas  de Vitória da Conquista  e da Bahia recepcionam maçons de diversos estados da federação brasileira, entre os dias 18, 19 e 20 de novembro.  Pela importância do evento,  Nestes dias, a Cidade torna-se, a  Capital Maçônica do Brasil.

O ponto alto do evento acontece no dia 19, quando será realizada a investidura de maçons do grau 32º, para o 33º, neste ato,  mais de 70 maçons  serão contemplados com a “insígnia“. Do grau 33º – que é o grau máximo da hierarquia maçônica.

As  etapas para se chegar a este grau consta do seguinte percurso: Aprendiz Maçom à Mestre Maçom.(1º e 3º).  E os demais graus– 4º ao 32º –  filosóficos e simbólicos que representa a escada de Jacó..

Os acontecimentos acontece na Loja Maçônica Fraternidade Conquistense que será presidida pelo representante do Supremo Conselho do Grau 33, Soberano Grande Comendador Luiz Fernando Rodrigues Torres.

Entre as demais autoridades maçônicas que se encontram em Vitória da Conquista contam com as presenças  do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Estado da Bahia Jair Tércio Cunha, e comitiva representando as
11 inspetorias litúrgicas nos seguintes orientes: 1ª inspetoria – Salvador, Inspetor Edmilson Bispo Gonçalves, grau 33. 2ª inspetoria – Jequié, Inspetor Edson Carlos Sampaio Silva, grau 33. 3ª inspetoria – Itabuna, Inspetor José Carlos de Oliveira, grau 33. 4ª inspetoria – Juazeiro, Inspetor Luiz Carlos Soares de Almeida, grau 33.
5ª inspetoria – Barreiras, Inspetor Romero Tavares Amorin, grau 33. 6ª inspetoria – Vit. da Conquista, Inspetor José Silvio Bulhões, grau 33. 7ª inspetoria – Teix. de Freitas, Inspetor Raimundo Pereira Martins, grau 33.
8ª inspetoria – F. de Santana, Inspetor José Moreira, grau 33. 9ª inspetoria – Santo A. Jesus, Inspetor Silvio Ricardo Gouveia Galvão, grau 33. 10ª inspetoria – Guanambi, Inspetor Iracy Pereira Santos, grau 33.
11ª inspetoria – Irecê, Inspetor Marinoel Mateus Souza, grau 33.
A receptividade dos maçons e a coordenação do evento esta sendo realizada pelo Inspetor da região, José Silvo Bulhões e sua equipe:Ubaldino Figueira, Denilson Martins Costa, Anibaldo Ganzaloto e demais assistentes.

Segundo Samuel Peixoto Andrade (Samuca)  Mestre Instalado do grau 33,  este acontecimento repercuti no Brasil e no mundo inteiro, pois trata-se,  de uma sessão solene do supremo conselho, presidida pelo soberano grande comendador.

Na exposição do que possa representar essa comenda na vida de um maçom “ O Grau 33 é o último Grau da escalada hierárquica do Rito Escocês Antigo e Aceito. É um Grau Administrativo e em seu ensinamento não contempla nenhuma lenda, tratando-se mais de uma espécie de coroação final do caminho percorrido anteriormente. É uma forma de graduar-se no Rito.

Foi no dia 31 de maio de 1801, que morim iniciou a sete soberanos grandes inspetores gerais, criando em seguida, na Carolina do Sul, em Charleston, o Supremo Conselho Mater do Mundo.

O representante da 6ª inspetoria – regional – Vit. da Conquista, Inspetor José Silvio Bulhões, ao falar da organização maçônica e de sua importância na sociedade diz que a maçonaria ainda é, a mais expressiva e importante organização que luta por direitos e garantias dos povos no mundo inteiro. Esse tipo de evento – Investiduras de maçons do grau 32 ao 33º, realizado em Conquista – Grande loja: Fraternidade Conquistense -consagra e consolida  e fortalece suas bases.  “As bases da nação maçônica”. E com isso, Vitória da Conquista se consolida ainda mais, pois de tempos em tempo ela tornar-se a,  capital maçônica do Brasil.

macons-3 maconaria-1

loja-fraternidade-q

Fotos facebook – Perfil de Silvio Bulhões

Vídeo  demonstrativo