Organizações pedem pressão da comunidade internacional para libertar Liu Xia
Avaliação: 5.0 of 5. 1 voto(s).
Clique na barra de avaliação para avaliar este item.
A esposa do ativista chinês Lu Xiaobo, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2010, está detida em sua casa em Pequim, declarou a porta-voz de uma organização de direitos humanos americana. Segundo informações das agências de notícias, depois do anúncio de sexta-feira de que seu marido era o vencedor do Nobel da Paz, ela foi informada que seria detida.
A organização Human Rights in China também anunciou neste domingo ter se inteirado da prisão e disse, em um comunicado, que “reclama energicamente da comunidade internacional pressionar as autoridades chinesas a libertar imediatamente Liu Xia de sua prisão domiciliar, deixar Liu Xiaobo livre e libertar todos os prisioneiros políticos detidos como resultado de exercer seu direito à liberdade de expressão”.
O Prêmio Nobel da Paz 2010 foi atribuído na sexta-feira a Liu Xiaobo “por seus esforços continuados e não violentos em prol dos direitos humanos na China”, segundo o Comitê Nobel norueguês.
Liu Xiaobo, de 54 anos, cumpre uma pena de 11 anos em regime fechado por ter sido um dos autores da Carta 08, exigindo a democratização da China.
Redação CORREIO
Deixe seu comentário