A população de Vitória da Conquista precisa ficar bem atenta e ter um olhar mais crítico, diante, o que querem nos propor; os apóstolos da demagogia.
Vejam só, com base em um projeto do saudoso e competente engenheiro Vasco Neto, que há mais de quatro décadas atrás, projetou e idealizou, uma estrada de ferro, ou seja linha de ferro, prevendo em que em seu itinerário trafegasse por Vitória da Conquista. Que há época, não havia sido construído as estradas federais – rio Bahia e nem a rodovia Ilheus/Brumado, ao qual, portanto, serviria para o transporte de passageiros.
Neste ensejo, como adendo, aproveito uma reflexão do escritor e engenheiro, especializado na área de topografia – estradas – etc. muito conhecido em Conquista. É dele a co-edição* do livro: a Conquista dos Coronéis, em parceria com o professor Durval Menezes que é o autor e assina a obra. Que diz: “o trem de ferro, transporta coisas. A única coisa que ele não pode transportar, é o bonde da história, é fumaça do passado, e estas se foram para sempre, a fumaça do passado e o bonde da história são como fecha atirada, a pedra lançada e a palavra proferida nunca volta.” Portanto; um projeto antigo não tem nada a ver com o atual. A Ferrovia Leste Oeste foi projetada com o objetivo de transportar a produção de soja do Oeste Baiano, o minério de Caitité e de Brumado.
Diante dessa reflexão, voltemos à Vitória da Conquista, e pergunto. O que de fato temos em termos de produção, para escoar, praticamente nada. Exceto, o café, que convive numa crise e, que a cada ano sua produção vem decrescendo. Os cafeicultores estão abandonando a cultura e em seu lugar esta implementando e plantando em grandes áreas, o eucalipto.
A questão da cultura do Café em conquista e em municípios adjacentes, merecem uma forte discussão, que oportunamente precisamos fomentar e articular conjuntamente com as forças progressistas de nossa cidade, no sentido de traças um diagnostico e buscar alternativas até mesmo para que revitalize a cltura.
Voltando a Ferrovia. Seria razoável, pensarmos em uma conexão de linha férrea partindo de Vitória da Conquista à Brumado, pois, já existem estudos preliminares e das companhias e do governo, no sentido de criar no município de Brumado, um grande entreposto de carga e descarga. Atendendo inclusive aos municípios de Bom Jesus da Lapa e região e Livramento de Nossa Senhora, que são grandes produtores de frutas: manga, melancia, melão, etc., e que são exportadas em grande escala para o exterior.
Nesta perspectiva, de viabilidade para que o município de Vitória da Conquista não fique de fora, e seja contemplada pelo projeto. Que seria necessário, portanto, construir este novo traçado, em que, teremos uma linha de ferro sim, saindo de Conquista e interligando ao grande entreposto de Brumado e de lá faria o translado ou a conexão. E todos sairiam ganhando com isso, pois seria apenas mais um projeto a ser anexado ao já existente.
*esta citação não consta no livro – A Conquista dos Coronéis.
Editorial do programa A Gente Diz – rádio Melodia -dia 29 de desembro de 2010 –
proferido por Gildásio
Deixe seu comentário