“COOPERA SUDOESTE”
Foi realizado nos dias 17 e 18 de julho de 2019, a Primeira Edição do “Coopera Sudoeste”, com o lema: “Desenvolvimento sustentável das cooperativas da região do Sudoeste da Bahia”. O evento aconteceu no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, tendo como anfitriões e realizadores do acontecimento, o Sicoob, Coopmac, Unimed, CTES e SESCOOPER.
Segundo afirmação do presidente da Coopamac, Jaimilton Gusmão, o principal objetivo do evento seria justamente para agregar e fomentar cooperados, fazendo repercutir a importância do sistema cooperativista em toda a região do sudoeste da Bahia. Demonstrando suas infinitas possibilidades de atuação. Quais sejam: Áreas de serviço, indústria, produção, negócios, e sobretudo na geração de empregos e oportunidades. Com ênfase no desenvolvimento sustentável proporcionado através do cooperativismo.
Para o presidente do Sicoob CrediConquista, os esforços para a realização deste evento, que foi pensado de forma coletiva, juntamente com os diretores das principais cooperativas que atuam na região, demonstra a força e a união do segmento no sudoeste baiano. “O cooperativismo é uma força, é a união das pessoas; o cooperativismo é as pessoas em cooperação, e a gente fez essa união das cooperativas para que a cidade saiba que a gente tem força. Seja em qual sistema que for o cooperativismo vale a pena, basta a gente se unir”. Concluiu Valeriano.
A abertura do primeiro “Coopera Sudoeste”. Contou com as presenças do presidente do Sistema Oceb/Ba (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia), Cérgio Tecchio, e da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), Márcio Lopes de Freitas. O presidente da Oceb/Ba, Cérgio Tecchio, em seu pronunciamento falou da soma significativa das práticas de cooperativas no Sudoeste da Bahia, as quais, estão visivelmente melhorando a vida da população, transformando conhecimento em produção. “Esse evento é para mostrar um pouco o que a região faz, o que ela desenvolve, o que ela produz, o que ela pode dar para a população e para os pequenos municípios da região. Cada vez mais Conquista aparece no cenário baiano e brasileiro do cooperativismo, e isso é muito importante”.
O Secretário de Finanças do Município de Vitória da Conquista, Jonas Sallas, que no ato representou o prefeito Herzem Gusmão,
argumentou que: “O apoio ao cooperativismo é uma coisa bem-vinda e necessária, dentro da economia a estrutura da cooperativa é uma das ideias que está crescendo a nível de mundo, porque eles formam um arranjo produtivo que tem uma maior economicidade, e tendem a ter uma melhor distribuição de renda, e por isso a cidade acolhe com simpatia esse evento. Portanto, a Prefeitura vê com bastante carinho todo esse movimento e tem todo apoio do Executivo Municipal para que possa crescer e prosperar em Vitória da Conquista ”, disse.
A palestra de abertura do evento foi proferida pelo presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), Márcio Lopes de Freitas. Que fez uma reflexão do sistema cooperativista no Brasil e no Mundo, sobretudo, das importantes pautas defendidas no congresso nacional, por deputados e senadores e pelo próprio governo. Fez referência aos grandes avanços alcançados com o crescimento da inovação tecnológica, do compromisso do sistema de cooperativas com o desenvolvimento sustentável nas regiões aonde acontece.
Em relação ao evento, o senhor Márcio Lopes de Freitas, disse que “A ideia base ao organizarem o evento, é muito interessante, porque é sumamente cooperativista, porque a cooperativa não é um negócio que saí de fora, ela é um negócio que vem de dentro, que vem da base, então eu acredito muito nisso, na sustentabilidade do cooperativismo, por que ele age dessa forma, portanto, tem um ambiente muito propício para o desenvolvimento.” Argumentou Márcio Lopes de Freitas.
Os realizadores do evento fizeram homenagens ao ex-deputado, “in memoriam” Coriolano Sales, na pessoa da sua sobrinha Patrícia Sales, que esteve presente no evento, e a ao presidente da OCB -BR Márcio Lopes de Freitas, e ao Cérgio Tecchio Oceb/Ba.
Durante os dois dias de realização do evento “Coopera Sudoeste”, aconteceu também; uma exposição de produtos e serviços de cooperativas que atuam na região, no foyer do Centro de Cultura.
.
ntro de Cultu ra .
Deixe seu comentário