Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (20), foi realizado o lançamento da “Pedra Fundamental do Curso de Medicina”, que será gerido na Capital do Minério pela UniFG – Centro Universitário, com sede em Guanambi. A ocasião foi marcada pela perspectiva do povo brumadense em ver fomentada na cidade a produção de profissionais da área de saúde, trazendo por meio do curso de Medicina um leque de oportunidades para estudantes do semiárido baiano, que não mais precisarão se deslocar para os grandes centros para ter acesso a um ensino superior de qualidade. O evento teve início com a apresentação da Lira Siciliana, seguida da composição da mesma, formada pelas seguintes representações: Reitor da Unifg, Georgethon Nogueira; prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos; vice-prefeito, Édio Pereira; primeira-dama, Marie Vasconcelos; presidente da Mantenedora da Faculdade Guanambi, Felipe Gabriel Duarte; presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos; deputados federais, Artur Maia e José Rocha; coordenador do curso de Medicina da UniFG, Egmar Nogueira; secretária municipal de Educação, Ednéia Ataíde; e secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres. Em sua fala, o deputado federal José Rocha falou da alegria em participar “desse evento tão importante. A saída para a melhoria do país será por meio da educação, com investimento atenção a esse setor. A faculdade de Medicina em Brumado vem de encontro a esse desejo, com a qualidade e dedicação da UniFG, que disponibilizará para a cidade 50 vagas em vestibular previsto a ser realizado daqui a 6 meses. Parabenizo o povo de Brumado por essa conquista”.
Para o deputado federal Artur Maia, Artur Maia a ocasião é marcada pela “alegria de se estar criando mais um curso de medicina na Bahia, agora em Brumado. Reconheço que apesar das dificuldades, quando a política é conduzida com grandeza, traz ótimos resultados para a população. Temos a obrigação de trazer benefícios para a nossa região, emendas para as mais diversas ações. Esse curso é muito importante para região, e vai melhorar a qualidade da saúde pública em Brumado que é um importante polo regional. Temos que trabalhar para que a sociedade se desenvolva e hoje estamos dando um passo gigantesco, qualificando a medicina local e regional”.
Foto – Wilker Porto / Agora Sudoeste
Presidente da Mantenedora da Faculdade Guanambi, Felipe Gabriel Duarte destacou que “sem a anuência do povo de Brumado, esse projeto não seria possível. É uma satisfação muito grande, ao lado do prefeito Eduardo Vasconcelos, inaugurar a Pedra Fundamental do Curso de Medicina. Todo esse processo só foi possível pela competência do município em estar com todos os setores de saúde pública organizados, em acordo com as especificações necessárias. Não seria possível a vinda da faculdade se o município não estivesse preparado. Há um futuro promissor para a faculdade em Brumado: em breve serão iniciadas as obras de instalação, posteriormente, preparando e qualificando o corpo docente e técnico-administrativo e haverá ainda debates públicos para um desenvolvimento justo, que atenda os anseios da população”.
Foto – Wilker Porto /Agora Sudoeste
O coordenador do curso de Medicina da UniFG, Egmar Nogueira citou que “precisamos colocar amor nas nossas ações e ter tempo para realizá-las, assim como faz a UniFG, promovendo o desenvolvimento regional e inclusão social com responsabilidade.Com quase duas décadas de experiência em ensino, nos sentimos confortáveis ao apresentar metodologia atual, com estrutura e tecnologias modernas e avançadas, projeto pedagógico definido e conteúdos disciplinares embasados em estudos, com base nas demandas de saúde da população, inserindo o aluno na prática desde o primeiro ano de estudo. Nossa proposta é formar um profissional competente, capaz de melhorar a qualidade de vida da população, com prevenção, reabilitação, assistência, de forma humanizada e com rigor ético, compromisso coma vida e responsabilidade social”. Georgethon Nogueira, reitor da UniFG, destacou em sua fala que o processo para a instalação do curso em Brumado não foi um processo simples. “Houve uma parte de articulação política importante e o legado que o município desenvolveu, ao longo do tempo por meio de sua comunidade e representantes políticos, foi fundamental para a escolha de Brumado para receber o curso. A educação é um instrumento de transformação da vida das pessoas . A UniFG busca, com cidadania e responsabilidade, construir uma região melhor e mais justa para os seus. Aqui temos um pequeno pedaço da história se movimentando, um processo que transformará a vida de muitas pessoas”.
Fechando a solenidade, o prefeito Eduardo Vasconcelos disse que o momento constitui-se um divisor de águas e povo Brumado compreende o momento importante presenciado. Destacou, “que o lema da administração, “Educar para libertar”, teria um propósito simples e de com três etapas: Educação, Educação e Educação. Educação como único vetor capaz de transformar a cidade para melhor; Educação, como saúde gratuita e pública de qualidade; Educação enquanto Infraestrutura: sem acessibilidade não chegamos a escola ou ao hospital”. Citou ainda que, apesar dos grandes desafios provocados pela crise econômica que atingiu o país, com cortes de verbas e incertezas financeiras, as quais atingiram alguns setores vitais como a Saúde Pública, o município de Brumado fez muito bem o “dever de casa”, desde 2005, e continuando mostrando uma grande evolução nos procedimentos de média e alta complexidade, o que credenciou a cidade a receber o curso de Medicina. “Vamos comemorar este momento tão significativo, parabéns ao povo de Brumado!”, finalizou o prefeito. fonte
/
Deixe seu comentário