COMO TRABALHAR EM CASA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19?

Artigo;

Pollyanna Pedreira
PALAVRAS-CHAVE: covid-19; trabalho em casa; produtividade; vantagens; dicas; oportunidade; tendência.

É interessante destacar que houve um aumento de mais de 30% nas buscas pelo tema “trabalho em casa” em todo planeta, na primeira semana de março, tais buscas atingiram o nível mais alto dos últimos três meses, conforme se verifica no Gollgle Trends, serviço que monitora buscas na Internet. Na verdade, trata-se de uma mudança de comportamento em razão dos efeitos da Pandemia da COVID 19, decorrente das medidas sinalizadas pelo Governo de afastamento social e recolhimento domiciliar. Assim, muitas organizações públicas e privadas viram no home office uma possibilidade de manterem suas atividades cotidianas, preservando a saúde de seus colaborados ao risco de contágio da doença, já que a recomendação das autoridades de saúde do país segue no sentido de que as pessoas devem permanecer em casa.

Também denominado de trabalho a distância, trabalho remoto ou teletrabalho, essa modalidade alternativa de trabalho permite que as pessoas trabalhem em qualquer lugar fora do escritório da empresa e oferece uma excelente oportunidade para que algumas empresas experimentem este modelo de trabalho com alguns ou todos os seus colaboradores e para que os modelos de negócio sejam aperfeiçoados, introduzindo novas abordagens para entregas de serviços e produtos aos seus clientes.

Assim, diante da relevância que o tema se apresenta no contexto de combate ao coronavírus, mesmo já sendo uma prática consagrada há vários anos, em diversas organizações de todo o mundo, tanto como rotina ou como alternativa concedida aos trabalhadores, seguem as quatro grupos fundamentais de dicas para que você consiga realizar um trabalho em casa eficiente (fazendo do jeito certo) e eficaz (que traga resultados robustos):

1. Escolha e manutenção do ambiente: Adapte o ambiente escolhido para as atividades de trabalho que você vai realizar, procure um lugar silencioso, arejado, limpo e bem iluminado, defina esse local exclusivamente para o trabalho e se instale lá. Mantenha ele minimamente organizado para seu trabalho e tenha ao alcance os equipamentos necessários para a realização das tarefas diárias, mantenha uma conexão de internet estável e veloz. Utilize uma mesa e um assento confortáveis, porém evite trabalhar na cama, pode fazer você relaxar demais e perder o foco, preserve-a para momentos de repouso e desconexão do trabalho. Indo para uma mesa de trabalho, ainda que adaptada, você mantem sua concentração, facilita a realização das atividades e mantém a produtividade em alta.

2. Cuide de você: Atenção para sua vestimenta, arrume-se como se você fosse sair para trabalhar, então você não precisa vestir a melhor roupa nem usar um salto alto mas, por favor, tire seu pijama e a pantufa, mantenha sua rotina de cuidados pessoais como se você estivesse indo para o trabalho! Sente-se num lugar ergonômico, onde a mesa e a cadeira sejam confortáveis e bem adaptados ao seu corpo, de modo a assegurar uma boa postura corporal, porque sua fisiologia determina sua qualidade mental e seu corpo merece ser bem cuidado. Tenha ao alcance sua própria garrafinha de água, hidrate-se o suficiente. Trabalhar em casa pode ser, para alguns, uma atividade insólita (incomun) e causar uma sensação se solidão. Então, mantenha contato interpessoal regular, fale com seu chefe, colegas, clientes e fornecedores, não se isole. Para isso, não utilize somente o e-mail ou aplicativos de mensagens e, sempre que for possível, procure escutar a voz das pessoas e visualizá-las, fazendo ligações via aplicativos de voz e vídeo.

3. Monte uma estrutura de trabalho: Crie uma rotina, estabeleça uma jornada diária de trabalho similar a que você teria se estivesse na empresa e cumpra de modo disciplinado, mas faça pequenas pausas, intercalando o trabalho focado com pequenas atividades difusas, de modo que você mantenha a sua concentração durante todo o período. Não ligue a TV e vença a tentação de ficar abrindo o armário e a geladeira toda hora. Cuidado para não trabalhar demais (ultrapassar os horários fixados) ou repousar demais (encurtar o horário de trabalho porque ficou resolvendo demandas domésticas ou simplesmente descansando). Então, gerencie as interferências, avisando seus familiares e colaboradores domésticos que você estará em horário de trabalho e não poderá sair da sua jornada de trabalho, por isso, permanecerá temporariamente indisponível para as atividades domésticas. Quanto mais disciplinado você for, mais fácil será disciplinar as pessoas na sua casa. Enfim, procure não ficar fazendo em casa coisas que você geralmente não faz no seu local de trabalho, deixe pra brincar com seu animal de estimação na hora livre. Cuidado com as dispersões em aplicativos e mensagens, deixe para checar e-mails e mensagens no celular apenas duas vezes por dia, avise as pessoas seus horários disponíveis. Se você trabalha em horário comercial, sugiro que você cheque suas mensagens escritas apenas duas vezes por dia, por volta das 10h e 16h, assim sua jornada começa focada na primeira atividade programada para o dia e ainda sobra tempo para resolver alguma demanda importante que apareça. Trace metas para o período de home office, fixando “pacotes de trabalho” para cada dia e “entregas” a realizar a cada semana, de forma a manter o rimo de trabalho e produtividade. Quando sua jornada diária chegar ao fim, levante-se e vá fazer alguma atividade da gestão/manutenção doméstica, saia do local onde você estava trabalhando para que sua mente e seu corpo percebam a mudança de atividade.

4. Gerencie seus pensamentos: Evite os pensamentos “ninguém vai ver que está tudo bagunçado” ou “as pessoas do trabalho não irão me ver hoje” ou “não vou fazer hoje, já que não estou na empresa mesmo” de modo a justificar a manutenção de um home office desorganizado e permanecer como se estivesse em horário de folga. Para que você tenha foco, disciplina e produtividade esteja atento à sua respiração tranquila, essa é uma boa âncora para lhe trazer estado de presença e fazê-lo retomar a atividade e manter sua concentração em alta. Execute as tarefas com o pensamento “minha mente está onde meu corpo está”. Atribua um sentido de realização e contribuição para algo maior, dê um significado positivo e relevante a tudo o que você estiver fazendo, articule sua tarefa às metas do seu setor e à missão da sua empresa, para que você trabalhe com propósito, encontre satisfação no que realiza e mantenha um fluxo de trabalho ativo e constante.

As duas principais vantagens do home office para o trabalhador são a economia (1), pois você poupa tempo e dinheiro com os deslocamentos até a sede da empresa, evitando o trânsito e o estresse dele decorrente, bem como a autonomia (2), já que cada um gerencia os seus horários e trabalha como e onde quiser, desde que continue entregando para sua organização os resultados por ela esperados.

Enfim, trabalhar em casa é uma forte tendência do mercado de trabalho, que vem sendo amadurecida e se consolidando nas rotinas de trabalho cada vez mais, trazendo benefícios tanto para a organização, em termos de produtividade e resultados, quanto para os seus colaboradores, em termos de satisfação e sentido, especialmente diante do mundo tecnológico como o que vivemos nessas duas primeiras décadas de século XXI. Todavia, se você não se adaptar muito bem, está tudo certo. Home office não é para todas as pessoas!

E se você e seus amigos quiserem me seguir aqui no Linkedin para acessar os conteúdos que venho compartilhando e produzindo, serão bem vindos(as)! \o/ Muito obrigado por sua leitura! Um abraço fraterno! : )

Profª MSc Pollyanna Pedreira

Aproveito a oportunidade para compartilhar com você alguns projetos que venho desenvolvendo:

BLOG ORGANIZAÇÕES APRENDENTES – carinhosamente denominado “BOA”: http://organizacoesaprendentes.blogspot.com/. Diante das hodiernas demandas da sociedade do conhecimento e partindo da concepção teórica das organizações que aprendem, foi concebido ao final do meu mestrado este ambiente virtual que contém leituras e reflexões introdutórias sobre gestão e aprendizagem organizacional. Trata-se de um espaço destinado a estudantes que apreciam a temática, a profissionais comprometidos com o autodesenvolvimento e gestores engajados com o desenvolvimento de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.

• O workshop VENÇA A PROCRASTINAÇÃO, é recomendado para pessoas que possuem metas a alcançar e tarefas a realizar, afinal todos correm o risco de procrastinar algo em alguma esfera da vida, inclusive pessoas altamente produtivas. Às vezes, os objetivos mais importantes da nossa vida demoram para sair do papel ou tarefas triviais do dia a dia são realizadas somente no último minuto. Quem nunca? Se você se identifica com a gente e se essas palavras fazem sentido, esse treinamento comportamental presencial é para você!

PORTFÓLIO MAESTRIA, um acervo em contante aperfeiçoamento de textos, palestras, cursos e treinamentos que proporcionem especificamente aprendizagens significativas aptas a desenvolver o potencial de liderança das pessoas, partindo do pressuposto de que “liderar” é a expressão de um complexo processo social de interações intra e interpessoais, que demandam aperfeiçoamento contínuo ao longo de toda a vida.