O contrato definitivo para o início das obras da Ponte Salvador-Itaparica será assinado na próxima quinta-feira, 12, entre o Governo do Estado e o consórcio chinês. Com previsão inicial de assinatura para o início deste ano, a decisão foi adiada, em razão da pandemia de Covid-19.
Após a assinatura, as empresas terão um ano para elaborar o projeto e outros quatro para executar a obra. A ponte terá uma extensão de 12,4 quilômetros, com acessos em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001.
Ainda segundo o projeto, também deverá ser realizada uma nova rodovia expressa e a interligação com a Ponte do Funil, que será revitalizada. A concessão do projeto executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) será de 35 anos. A concessionária terá prazo de cinco anos para a realização de estudos e construção do sistema viário, já os demais 30 anos serão de gestão e administração do sistema. O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão.
A estimativa é que 24 municípios sejam beneficiados com o encurtamento da distância e redução do tempo de viagem em mais de 40%, por não mais ser necessário realizar o contorno de 100 quilômetros pela BR-101 para acessar a capital baiana. Outros 52 municípios devem ter a distância reduzida entre 20% e 40% da atual. A previsão é que sejam gerados sete mil empregos durante a construção do equipamento e cerca de 100 mil postos de trabalho em 30 anos.
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