Dirigentes Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação dos Territórios de Identidade do Semiárido Nordeste II, Sudoeste Baiano, Irecê, Velho Chico e Itaparica participaram nesta terça-feira (26) da reunião de apresentação do Plano de Formação Continuada Territorial e a agenda formativa para 2021. Esta atividade é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) que visa mobilizar os municípios e educadores para adesão e participação na formação continuada.
O Plano de Formação Continuada Territorial tem como foco os gestores escolares e coordenadores pedagógicos que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Também participam técnicos das Secretarias Municipais de Educação (SME) e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). O plano da Formação foi apresentado pela diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado de Oliveira, que trouxe a concepção e metodologia da ação. “É preciso construir uma cultura de formação considerando as práticas pedagógicas de gestão escolar com foco no fortalecimento das aprendizagens dos estudantes, além de trabalhar pautas como o currículo e as avaliações”, explicou.
“Essa movimentação que faz a formação continuada só potencializa o desenvolvimento da educação. Este é o segundo dia de encontros e o trabalho que o IAT tem feito com todos os gestores é importante. Meu desejo é que estejamos todos juntos pelo propósito de sempre fazer o melhor pela educação” pontuou o subsecretário da Educação do Estado, Danilo de Melo, que também falou sobre a importância da formação continuada e como isso traz benefícios para o ensino e aprendizagem.
Sobre o trabalho e a união de todos profissionais para educação, o presidente da União dos prefeitos da Bahia (UPB), Prefeito Marcão, trouxe como um ponto principal da formação o empenho dos que atuam nessas atividades. “É importante essa continuidade da formação e a parceria entre os profissionais que se mantem desde 2019. Mesmo com o momento difícil de pandemia os profissionais tiveram a capacidade de articulação e de criar alternativas”. Com a palavra, Raimundo Pereira, vice-presidente da UNDIME, destacou a união entre estado e municípios. “Precisamos estar sempre próximos, trocando conhecimentos e apresentando propostas para educação. É muito importante a participação de todos e nós da UNDIME estaremos sempre lado a lado com os profissionais da educação”, finalizou.
Dirigente do Núcleo Territorial de Educação de Paulo Afonso (NTE 24 – Território de Itaparica), Marcos Pires fez uma correlação entre a Formação Continuada e a Ponte Metálica, um dos símbolos do município. “A formação é como uma ponte, que uniu os educadores e escolas das redes municipal e estadual”, celebrou. Ayrleide Miranda, gestora do NTE02 – Bom Jesus da Lapa – Território do Velho Chico, também destacou a importância do trabalho colaborativo e a qualidade das pautas formativas. “É muito positivo quando temos educadores do estado e dos municípios juntos no mesmo espaço e trabalhando pautas importantes como as que são colocadas na formação”.
Além de Marcos e Ayrleide, participaram do segundo dia de encontro para apresentação da Formação Continuada, os gestores dos NTE de Sudoeste Baiano (Vitória da Conquista – NTE 20), Ricardo Costa; do Semiárido Nordeste II (Ribeira do Pombal – NTE 17) Sideilda Almeida e do Território de Irecê (NTE01), Clendson Barreto.
Durante a atividade, além das ações da formação, também foram apresentadas as atividades que serão desenvolvidas pelo Instituto Anísio Teixeira nas áreas de tecnologia e inovação. As apresentações do Plano de Formação seguem até sexta-feira (29). Amanhã será a vez dos territórios do Médio Sudoeste da Bahia, Costa do Descobrimento, Sertão do São Francisco, Litoral Norte e Agreste Baiano, Bacia do Rio Grande e Sisal.
Deixe seu comentário