A volta às aulas presenciais é um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores públicos em todo o país. O debate também ocorre em Vitória da Conquista, onde a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) avaliam a forma e o momento certo para a volta de professores e estudantes para a sala de aula.
O secretário de Educação, Edgard Larry, e a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, acompanhada da equipe da SMS, se reuniram na última sexta-feira (23), na sede da Secretaria de Educação, para avaliar o assunto.
“Trataremos esse tema com muita responsabilidade e não seremos pegos de surpresa quando houver a definição dos órgãos competentes sobre o retorno. Vamos nos preparar e buscar a melhor forma de realizá-lo, e isso implica num diálogo muito próximo com os órgãos de saúde para estabelecermos os melhores caminhos”, enfatizou o secretário Larry.
A secretária de Saúde apresentou dados epidemiológicos, esclareceu sobre a vacinação contra Covid-19 e abordou o Plano de Retomada das Aulas Presenciais. Nele, estão estabelecidas, entre outras, medidas de segurança necessárias para a comunidade escolar.
“Estamos trabalhando previamente para ter um instrumento pronto como protocolo municipal para garantir o melhor retorno às aulas presenciais tanto para os professores e demais profissionais da Educação quanto para os alunos quando a data for definida”, explicou a secretária, que estava acompanhada da diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, e do coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Moraes.
Entre as ações definidas na reunião, as equipes da Semad e SMS realizarão visitas a escolas da área urbana e rural para avaliar questões como a estrutura física e a necessidade de adequação ao plano apresentado por Ramona.
Além do secretário Edgar Larry, participaram da reunião, por parte da Semad, a secretária adjunta de Educação, professora Selma Oliveira, e demais gestores da pasta, além da presidente do Conselho Municipal de Educação, professora, Carmen Sílvia.
Deixe seu comentário