A conta de luz terá tarifa mais barata por conta do fim da bandeira de escassez hídrica que resultava em uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$14,20, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A medida, que encarecia as contas de energia elétrica, estava em vigor desde setembro de 2021. Este foi o patamar mais alto adotado pelo governo.
De acordo com as contas do governo federal, a redução estimada será de 20% para o consumidor. A retirada da medida foi possível porque os reservatórios de quatro das cinco regiões do País estão mais cheios. Por esse motivo, o uso de termelétricas, que tem um custo maior do que o das hidrelétricas, foi possível.
Já existia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica terminaria no fim do mês. Entretanto, a medida foi antecipada 15 dias.
Conta de luz: tarifa extra foi aprovada em meio a crise nos reservatórios
A tarifa extra foi aprovada durante a crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do Brasil em 2021. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o País enfrentou a “pior seca já registrada na história” no ano passado.
“Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o País utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço do setor, o Brasil conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, afirmou a pasta em nota.
Segundo o ministério, a redução na conta de luz foi possível porque o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil. “Não dispomos de níveis assim desde 2012”, acrescentou.Conteúdo Bahia noticias
Deixe seu comentário