A Câmara de Vereadores de Conquista, através do mandato do vereador Chico Estrela, proponente da sessão comemorativa em homenagem ao dia do artista – e reflete sobre o fomento a cultura e a arte na cidade. E sobre tudo da importância do artista, na cultura, na arte e na vida das pessoas.
O dia do artista geralmente se comemora todos os anos, no dia 08 de maio, e a sessão foi realizada em 10 de maio de 2022. Mas, nem por isso, tirou o seu brilho e importância, pois, estiveram presente ao evento importantes entes que fazem e promovem a cultura e arte na cidade.
Na composição da mesa de honra, foi notado as presenças do Secretário de Cultura, esporte, turismo e lazer musico Xangai; Sec de Agricultura, Luís Sousa; presidente do Conselho de Cultura. jornalista Jeremias Macário; dos conselheiros Armênio Santos, médica Rosa Aurich; Valeria Vidigal. E os fomentadores e ativistas culturais da cidade: Afonso Silvestre, Dirlei Bomfim e Vadinho Barreto e Pedro Alessandro Massinha e Don Afrânio Garcez. E o diretor do Museu de Kard Allan D’ Kard e o escritor Cassiano Ribeiro. Contando também, com inúmeros artistas na plenária.
O presidente do Conselho de Cultura de Vitória da Conquista, Jornalista Jeremias Macário, ao usar da palavra se diz decepcionado e frustrado com a realidade da cultura na cidade, somado com a falta de apoio dos próprios artistas, que não participa e nem quer se envolver em questões correlacionada a cultura e a arte na cidade. Já o professor e ativista cultural Dirley Bonfim diz que o atual cenário tem que mudar – é preciso melhorar o orçamento da cultura na cidade. A artista Valeria Vidigal chamou a atenção na forma como estar divulgando Conquista, como o portal da Chapa de Diamantina, que na verdade somos o planalto da Conquista. E é assim que deveria ser chamado.
O presidente do maior museu a céu aberto, do Norte Nordeste. Artista Plástico Allan D’Kard falou da importância do Museu D’Kard, e da sua dedicação quase que exclusiva a este projeto.
O autor da sessão, vereador Chico Estrela disse que o seu mandato havia abraçado a causa dos artista e da cultura, e que se colocava a disposição dos mesmo, ao tempo que fez homenagem aos grandes artista de Conquista, que muitos deles com reconhecimento internacional.
Ao final da sessão o secretário de Cultura Xangai – que – cultura é vida, é arte, é musica, culinária, modo de ser das pessoas, etc. E diz estar fazendo o possível e impossível para atender as demandas da cultura na cidade.
Deixe seu comentário