Coopmac realiza a 3ª edição do Concurso de Qualidade do Café do Planto Conquistense.

 

A 3º edição da Premiação  que reconhece os melhores cafés produzidos no planalto da Conquista, foi realizado na  sexta-feira (11), no espaço casa Rafik, pela  Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac),  que premiou os 10 melhores cafés produzidos no planalto da Conquista, resultado de mais de 60 inscritos. Precisamente  69 produtores que se inscreveram para participar do concurso.

Presidente da Coopmac Gilmar Oliveira

De acordo com o presidente da Coopamac Gilmar Oliveira, “nesta edição, foi perceptível a evolução do concurso, no que diz respeito à qualidade dos cafés.  Ao todo, foram 69 amostras inscritas. Destas, 30 foram selecionadas por árbitros degustadores profissionais, das quais foram extraídas as dez melhores premiadas na noite de sexta-feira.”Comentou Gilmar.

O primeiro lugar ficou para Rosa Nizia Antunes (Fazenda Duas Barras/Encruzilhada), que participou pela segunda vez da competição. O café vencedor, que obteve nota 86 dos árbitros, foi definido por eles como um café com notas de frutas secas e chocolate meio amargo, de aroma frutado e que atingiu o ápice da maturação.

A comtemplada com a premiação do melhor Café da região, Rosa Nizia Antunes não pôde estar presente, mas foi representada por seu filho, Rosivaldo Brito, que definiu o momento: “é uma emoção muito grande, sabemos que a produção exige muito, foi um ano difícil com chuvas irregulares, a seca, mas aqui está a grande premiação, que nos move”. Ele recebeu a premiação das mãos da prefeita Sheila Lemos.

A prefeita Sheila  destacou em seu pronunciamento, que o evento, desde sua primeira edição, tem contado com o apoio da Prefeitura. “Entendemos que esse é um evento belíssimo, que tem buscado consolidar uma cultura cafeeira de qualidade aqui no planalto. E eu diria que a diferença para isso está no amor que se coloca desde o cultivo. Meu desejo é que cada vez mais tenhamos cafés de qualidade sendo cultivados aqui para levarmos para a Bahia e para o mundo”, afirmou Sheila.

O 2º e 3º lugares ficaram, respectivamente, para Vinícius de Brito Rodrigues (Fazenda Santa Rita II/Barra do Choça) e Flávia Rebouças (Fazenda de Coronel/Vitória da Conquista).

Entre as inúmeras presenças no ato, foram registrados –  empresários, diretores da Coopmac e do Sincoob , imprensa,  e  produtores de café que concorriam entre os melhores cafés da região, foi notada também a presença do prefeito de Barra Oberdan Rocha.

Acompanhado a prefeita de Conquista, foi registrado também membros do governo, o chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias, e os secretários municipais de Agricultura, Luis Paulo Sousa, Governo, Geane Oliveira, e de Comunicação, Giorlando Lima.

Ao final da premiação fora feito um leilão, com os lotes de cafés premiados, que não alcançou o objetivo desejado. Cafés,  que  pela classificação, no mercado nacional e internacional são super valorizados,  foram vendidos por valores mínimos, por que não havia pessoas que atuam no ramo presente, em adquirir estes produtos tão cobiçado pelo mercado, pelas cafeterias e lojas especializadas. Certamente, isso deve ter ocorrido por um erro de logística e comunicação dos organizadores, que não pensou neste quesito. Mas, no geral, o evento foi bastante exitoso e alcançou seu objetivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos Karisma Media Center Walter Lima Santo

DE Azul Novais – Coordenador do Concurso