Conheça os baianos que vão compor a equipe de transição do governo Lula

Com quatro nomes divulgados nos principais meios de divulgação nesta segunda-feira, a Bahia chega ao total de dez indicados para compor a equipe de transição do governo Lula (PT).

Otto Alencar

Senador da República reeleito nas eleições deste ano, Otto fará parte do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente. Otto Roberto Mendonça de Alencar é professor, médico e político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático (PSD). Foi vice-governador da Bahia, deputado estadual e secretário da Saúde.

Antônio Brito

Deputado federal reeleito, Antônio Luiz Paranhos Ribeiro Leite de Brito fará parte do Conselho Político da equipe de transição. Brito é um administrador de empresas e ex-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social.

Rafael Lucchesi

Rafael, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do governo Wagner, vai compor a equipe de indústria e comércio. Ele é economista formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e, desde 2011, é diretor-geral do Senai e diretor-superintendente do SESI. É também integrante do Conselho Nacional de Educação desde maio de 2016. Foi diretor de Operações da CNI (2007-2010), participo do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI). Nesse período foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT.

Marcos Cavalcanti

Marcus Cavalcanti, que integrará o grupo de trabalho de Infraestrutura, é formado em Engenharia Mecânica pela Ufba, em 1981. Funcionário de carreira, gestor público por concurso e foi chefe de gabinete da Seinfra. Também foi superintendente de Transportes, no período de 2011 e 2012, além de coordenador da UCP / PREMAR do Banco Mundial, entre 2007 e 2008.

Paulo Nacif

Paulo Gabriel Nacif é professor titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), participa do Observatório Nacional de Inclusão e Diversidade na Educação – DIVERSIFICA e desenvolve estudos nas áreas de “Inclusão e Diversidade na Educação e Meio Ambiente”, da universidade que ajudou a construir e de onde foi reitor por 9 anos (2006-2015). Ele foi secretário da Educação do Município de Lauro de Freitas-BA e secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) no governo Dilma Roussef (2015-2016). Ele estará na equipe de transição na área de Educação.

Yuri Silva

Silva, que atualmente exerce as funções de coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e coordenador de Direitos Humanos do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), participará da coordenação do grupo de trabalho sobre igualdade racial na transição de governo. Ele foi indicado para o espaço por 14 organizações nacionais que se reúnem entorno da ‘Convergência Negra’, fórum de unidade do movimento negro brasileiro. Ele é jornalista e pesquisador de políticas de direitos humanos.

Bela Gil

A apresentadora de TV e chef de cozinha Bela Gil foi nomeada para integrar o núcleo técnico do governo de transição de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ela é filha do cantor e compositor Gilberto Gil e ficou conhecida por militar em favor de uma alimentação saudável. Bela Gil comanda o programa Bela Cozinha, na GNT. A nomeação para o grupo foi assinada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Bela Gil integrará a mesma equipe que a senadora e candidata a presidente neste ano Simone Tebet (MDB).

Juca Ferreira

O sociólogo, que integrará a equipe de Cultura, nasceu em 1949, na capital baiana. Ele foi secretário-executivo do Ministério da Cultura entre os anos de 2003 e 2008, e ministro da Cultura do Brasil de 2008 a 2011, e de 2015 a agosto de 2016. De 2013 a 2014, foi secretário de Cultura do município de São Paulo. Juca Ferreira estudou Línguas Latinas na Universidade de Estocolmo, na Suécia, e Ciências Sociais na Universidade Paris 1, em Sorbonne, na França, onde se formou.

Margareth Menezes

Cantora, compositora, atriz e empresária, Margareth Menezes soma 35 anos de carreira artística, é fundadora do movimento Afropop Brasileiro, embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/UNESCO e umas das personalidades negras mais influentes do mundo reconhecidas pela Mipad 100, da ONU, em 2021. Além da carreira artística, preside há 18 anos a Associação Fábrica Cultural, organização social que atua nos eixos de Cultura, Educação e Sustentabilidade. Também estará na equipe de Cultura.

Preta Ferreira

Escritora e ativista da Frente da Luta por Moradia da cidade de São Paulo, Preta Ferreira, de 38 anos, é baiana e estará compondo a equipe de transição do governo Lula no setor de Igualdade Racial.Conteúdo Política Livre