Policia Militar celebra os 198 anos de existência.

 

 

Em ato solene militar, o  Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia comemorou o aniversário de cento e noventa e oito anos da Polícia Militar da Bahia.

O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira, (13),  no 9º Batalhão PM de Vitória da Conquista.

Durante a solenidade o mestre de cerimônia leu a mensagem do COMANDANTE-GERAL DA PM/ CORONEL PAULO COUTINHO, que    fez referencia a data e a importância da Instituição desde a sua criação. E logo após, o Comandante de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia Coronel Ivonildo Silva fez uso da palavra, e falou de sua trajetória de 38 anos de Policia Militar, e de seu orgulho de fazer parte desta família, da Policia Militar da Bahia,   e lembrou de algumas passagens e cenários de convivência e atuação, com muitos que ali  se encontrava e na ativa.

Após os ritos de passagens militar, foram  entregue medalhas a soldado e oficiais da PM. Segue a relação dos contemplados com medalhas e comendas.

A Polícia Militar da Bahia foi criada oficialmente por decreto do imperador Pedro I, datado de 17 de fevereiro de 1825, “que manda organizar na Cidade da Bahia um Corpo de Polícia” nos termos seguintes:[2]

Sendo muito necessário para a tranquilidade e segurança pública na Cidade da Bahia, a organização de um Corpo, que sendo-lhe incumbido aqueles deveres de responder imediatamente pela sua conservação e estabilidade: Hei por bem: mandar organizar na Cidade da Bahia um Corpo de Polícia, pelo plano que com este baixa, assinado por João Vieira de Carvalho, do meu Conselho de Ministros e Secretários d´Estado dos Negócios da Guerra.

A Polícia Militar da Bahia é um órgão da Administração Direta do Estado, cuja destinação se encontra definida pela Constituição Federal, Artigo 144, parágrafo 5.º, reforçada pela Constituição Estadual, Artigo 148, incisos de I a V.