Projeto relacionados a transparência dos recursos públicos nas gestões municipais serão avaliados por alunos da UESB

Projeto da UESB vai avaliar contas de 77 municípios da região Sudoeste da Bahia.

 

Sob a coordenação do professor Alexssandro Campanha, do curso de Ciências Contábeis, o projeto tem como objetivo realizar pesquisas relacionadas a questões que envolvem a administração dos recursos públicos de 77 municípios da região Sudoeste da Bahia. A transparência dos gastos em obras específicas, salários de funcionários, processos de licitação e contratação e outras demandas, são algumas das questões que devem ser claras para os cidadãos que financiam o dinheiro público arrecadado.

 

 

O levantamento será feito ao longo de 2023, com avaliações trimestrais, nos Portais da Transparência de cada prefeitura. No final do projeto, será possível identificar se houve melhoria ou queda na qualidade das informações fornecidas.

O município com melhor avaliação será reconhecido publicamente.

Com a participação de 25 estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade, a análise será realizada considerando 100 critérios pré-estabelecidos. Iasmim Luz é uma das alunas envolvidas no projeto. Segundo ela, o primeiro passo foi verificar se a cidade pesquisada possuía um Portal da Transparência. “Entre os demais critérios que posso destacar, estão a facilidade de acesso ao portal, a transparência das informações sobre receitas e despesas do município, os processos de licitação e convênios, a possibilidade de denunciar e reclamar sobre irregularidades, a acessibilidade do portal para portadores de necessidades especiais, entre outros”, elenca.