4PRO: RHI Magnesita lança novo modelo
de negócio para impulsionar a indústria e a sociedade
Empresa agrega em seu novo escopo de contrato iniciativas de sustentabilidade, soluções digitais e
tecnologia avançada, com base em parcerias duradouras alinhadas aos valores ESG
A RHI Magnesita, líder global de refratários, lança o 4PRO – seu mais completo modelo de
negócios, unindo tecnologia, inovação e performance eficiente, além de soluções e o
compromisso com a sustentabilidade. O lançamento ocorre, nesta semana, na ABM Week – maior
feira da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração – em São Paulo.
A RHI Magnesita está em constante evolução para oferecer parcerias duradouras em suas mais
completas soluções refratárias, de acordo com as necessidades de seus clientes e dos desafios
enfrentados pela sociedade. Dominando altas temperaturas, os refratários estão na base das
indústrias responsáveis pelos produtos da vida moderna, como vidro, aço, concreto e alumínio.
“Mais do que um contrato, estamos transformando a forma de interação com clientes alinhados
aos nossos valores, como uma solução inovadora aos desafios contemporâneos da indústria e da
sociedade”, explica Gustavo Franco, Chief Customer Office (CCO) da RHI Magnesita. “Enquanto
líderes globais no setor de refratários, queremos ir além das relações comerciais e olhar também
para a sociedade e para o nosso planeta, sendo atores na construção de uma vida mais
sustentável”.
O 4PRO é baseado em quatro pilares (4P): Performance, Parceria, Pessoas e Planeta. A Perfomance
de excelência é o pilar fundamental do negócio que revolucionou o mercado com o modelo CPP
(Cost Per Performance) anos atrás e segue sendo seu maior compromisso. A multinacional oferece
recursos que integram novas tecnologias operacionais e soluções digitais, permitindo a tomada de
decisão orientada por dados, previsibilidade e automação.
Relacionamento
A Parceria é o segundo pilar deste novo modelo de contrato. “Mantemos um relacionamento
transparente, caracterizado pelo compartilhamento e geração eficiente e precisa de dados, além
de acompanhamento próximo e contínuo das operações dos nossos clientes. Essa abordagem
assegura melhor entendimento sobre os processos e viabiliza melhores decisões estratégicas.
Como resultado, essa confiança mútua não apenas fortalece nossa parceria, mas também
impulsiona o crescimento de ambas as partes, promovendo um desenvolvimento sustentável e
colaborativo”, afirma Wagner Sampaio, presidente da RHI Magnesita na América do Sul.
A responsabilidade com as Pessoas, sejam colaboradores diretos, terceiros ou clientes, é mais um
diferencial do 4PRO. Com uma equipe de especialistas técnicos altamente treinados, a empresa
investe constantemente em capacitação para proporcionar os melhores resultados com máxima
segurança para os operadores. Isso reforça os padrões de segurança industrial e eficiência
operacional.
Sustentabilidade
O compromisso com o Planeta e com um futuro mais sustentável é o quarto pilar do 4PRO. “Hoje,
olhar para o futuro não é mais uma escolha, é uma necessidade de todos nós. Queremos caminhar
ao lado de nossos clientes, trilhando iniciativas de ESG em toda a cadeia de negócios. Acreditamos
que uma parceria com clientes que possuem valores e ações semelhantes é o melhor caminho
para ampliar o impacto da nossa jornada de sustentabilidade”, comenta Sampaio.
A RHI Magnesita investe em processos de descarbonização de suas operações, oferecendo aos
clientes soluções totalmente transparentes, como a pegada de carbono de todo o seu portfólio
nas fichas técnicas de seus produtos. Também fortalece a atuação local for local, suprindo a
demanda regional com a produção local, a fim de reduzir transportes intercontinentais, diminuir
as emissões de CO2, colaborar com o desenvolvimento econômico da região e contribuir para o
desenvolvimento social local.
A empresa possui uma agenda ESG com metas para direcionar os esforços da companhia e
participa de ratings para comparar sua maturidade nos pilares de acordo com o mercado, como a
Ecovadis, o MSCI e o CDP.
A economia circular também desempenha um papel importante na redução das emissões de CO2
em suas operações e de resíduos nas operações dos clientes. Em 2023, a RHI Magnesita coletou
cerca de 30 mil toneladas de resíduos refratários no Brasil, destinados ao reaproveitamento. O uso
de mineral circular evitou a emissão de quase 47 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) na
atmosfera.
Todos esses pilares proporcionam melhores resultados e otimização de processos – valores
fundamentais da companhia – proporcionando qualidade, eficiência e segurança na operação.
Tudo isso está sendo oferecido pela RHI Magnesita por meio do 4PRO aos seus clientes – um novo
modelo de negócio como resposta aos desafios atuais, impulsionando a transformação na
indústria e na sociedade.
Sobre a RHI Magnesita
A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta
qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma
ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma
cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções
totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com
cerca de 20.000 funcionários em 47 unidades de produção, 9 unidades de reciclagem e mais de 70
escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita,
escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir estrategicamente os
países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico.
O Grupo está listado na categoria Equity Shares (Commercial Companies) ("ESCC") da Lista Oficial
da Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma
listagem secundária na Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para obter mais informações,
acesse: www.rhimagnesita.com
Janaina Massote –
Publicidade.
Deixe seu comentário