Eleições 2024 – 1º e 2º Turno. Saiba como justificar ausência no 2º turno eleitoral

Voto é obrigatório no Brasil para os cidadãos entre 18 e 70 anos. Foto: Antônio Augusto/Ascom TSE

Os eleitores que não comparecerem às urnas neste domingo (27), no segundo turno eleitoral, terão que justificar a ausência. No Brasil, o voto é obrigatório para os cidadãos entre 18 e 70 anos.

Na Bahia, apenas um município levou o pleito para a segunda rodada de votação. Trata-se de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Na cidade, a população terá que escolher entre os candidatos Flávio Matos (União Brasil) e Caetano (PT).

Saiba como justificar voto

Online

Para quem optar por justificar a ausência de online será necessário baixar e instalar o aplicativo e-Título, clique no menu “Opções” e selecione “Justificativa de ausência”.

Depois desse processo, preencha os dados e clique em “Próximo” até concluir.

Sistema Justifica

Caso não apresente a justificativa no dia da votação, os eleitores poderão justificar a ausência em até 60 dias após cada turno da votação. Pelo site, os eleitores devem acessar o Sistema Justifica. Na ferramenta, é necessário informar os dados pessoais (exatamente como registrados no cadastro eleitoral), declarar o motivo da ausência às urnas e anexar documentação comprobatória digitalizada. Será gerado um código de protocolo para acompanhamento e o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título para análise.

Multa

O eleitor que não justificar sua ausência terá de pagar uma multa de R$ 3,51 por cada turno. Para isso, é preciso emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) no respectivo cartório eleitoral, que, após a confirmação do pagamento, fará o registro do recolhimento no cadastro do eleitor.