Marisa Monte publica carta ao Congresso sobre PL que regulamenta inteligência artificial

Texto, relatado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), deve ser votado no plenário principal da Casa nesta terça-feira (10)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram/



A cantora Marisa Monte está entre os artistas que apoiam o projeto de lei 2338/2023, que visa estabelecer normas para o uso responsável da inteligência artificial no Brasil. O texto, relatado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), deve ser votado no plenário principal da Casa nesta terça-feira (10). Nesta segunda-feira (9), no Congresso em Foco, a artista publicou uma carta ao Congresso brasileiro sobre o tema.

“Com a chegada das novas empresas de tecnologia, que cresceram muito e de forma rápida, vivemos uma avalanche de transformações que revolucionaram o mundo. Contudo, esse progresso trouxe novos desafios legais e um dilema crucial: como equilibrar a inovação tecnológica e as oportunidades que ela oferece para a sociedade com os riscos que sua falta de regulamentação representa para todos, inclusive para a comunidade criativa?”, diz trecho do documento.

Senhoras e Senhores Parlamentares,

Escrevo como cidadã brasileira, artista, cantora, compositora, produtora e proprietária de toda minha obra fonográfica e editorial, que nos últimos 35 anos testemunhou a transição do mundo analógico para o mundo digital. Vivi na pele a revolução tecnológica e a transformação nas formas de comunicar nossa criação com o público.

Com a chegada das novas empresas de tecnologia, que cresceram muito e de forma rápida, vivemos uma avalanche de transformações que revolucionaram o mundo. Contudo, esse progresso trouxe novos desafios legais e um dilema crucial: como equilibrar a inovação tecnológica e as oportunidades que ela oferece para a sociedade com os riscos que sua falta de regulamentação representa para todos, inclusive para a comunidade criativa?

]Conteudo Bocãobnews