Jota Vieira apresenta suas obras a Conquista.

 

O Artista Plastico Josevaldo Vieira Silva ou Jota Vieira, após  7 anos,  que havia realizado exposição de artes em Vitória da Conquista, retorna à cidade, com novos trabalhos: Esculturas, Quadros, Telas e artefatos esculpidos em madeira e argila, etc.

J.Vieira  conta que, antes de atuar e viver exclusivamente de arte, trabalhou em inúmeras atividades, e  em serviços braçal,  de pedreiro, etc.  E só foi dedicar exclusivamente às artes,  já na fase adulta, em 2006. E de lá para cá,  afirma que já produziu mais de 500 obras. E deste acervo  também incluem: monumentos, bustos, estatuas e ornamentações de praças públicas, etc

E  como a arte fluía de forma muito natural em sua vida,  desde criança que este Dom foi notado por parentes e vizinhos, em sua cidade natal.  Ele lembra que, com apenas 7 anos, já produzia carinhos e algumas peças de brinquedos  para brincar, com os coleguinhas e até mesmo sozinho.

“A arte sempre esteve em mim, ficou latente por um tempo, e ai não deu mais para segurar e comecei a produzir, e me sinto feliz com isto” Comenta  J. Vieira.

Nestas duas décadas de atuação J.Vieira  realizou inúmeras exposições,  nas principais capitais, e cidade  de nosso pais. E    diz que ainda não fez nehuma exposição no exterior, mas  tem conhecimento de que muitas de suas obras,  fazem parte de acervo de colecionadores no exterior.

 

As suas obras se encontram exportas na Casa Memorial Régis Pacheco. Segue algumas fotos das peças em exposição.

 

 

SERVIÇO
Exposição J. Vieira
De   10 de maio a 25  de  abril 2025
Visitação: 8 às 12h (seg. a sáb.); 14 às 21h (seg. a sex.)
Local: Casa Memorial Régis Pacheco
Praça Tancredo Neves, 191 – Centro
Entrada gratuita.

 

 

Artista Plástico do município de Carinhanha , J. Vieira  expõem suas obras em Vitória da Conquista

Sobre o escritor.

“O escultor Josevaldo Vieira Silva ou Jota Vieira como é popularmente conhecido, nasceu em Carinhanha BA, as margens do Rio São Francisco, no dia 13/07/1964.
Descobriu seu dom aos 7 anos de idade, fabricando seus próprios brinquedos, filho caçula de uma família de 3 irmãos, começou a trabalhar ainda na adolescência como ajudante de pedreiro, foi também chapa de caminhão, pedreiro e gari.
Nunca frequentou escola de artes, domina uma técnica bem própria que melhora a cada dia, mas já recebeu elogios até de professores de anatomia, por tamanha perfeição em suas obras. Começou suas obras com barro, mas hoje faz esculturas com os mais diversos materiais como por exemplo, gesso, areia, madeira, cimento, papel, pó de serragem, óleo sobre tela, etc…
Já expôs em vários Estados, como Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, DF, e tem obras até em outros países.
Teve seu trabalho reconhecido pelo ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o qual teve um encontro e o presenteou com uma obra intitulada Esperança, obra esta que retrata a desigualdade social e pertence hoje ao acervo pessoal de Lula.
Recentemente presenteou a presidente Dilma Roussef, com a obra ” Mulher nordestina” que retrata a força da mulher sertaneja.
As obras do escultor Jota Vieira fazem parte do acervo de colecionadores de várias partes do Brasil e do mundo.
Suas obras são inspiradas em fatos cotidianos e na desigualdade social. Tem sua técnica baseado do barroco ao clássico, passando pelo modernismo.
Tem grande admiração pelos artistas, Aleijadinho, Michelangelo, Joasir e Zé Cidadão ( com quem passou uma temporada recentemente em Pirenópolis – GO).
Jota Vieira hoje mora em Carinhanha onde possui seu ateliê de artes, é casado e pai de 3 filhas, nos momentos de lazer, costuma pescar e tocar violão com os amigos.”

Conteúdo do perfil da exposição de seu site  https://www.artmajeur.com/jotavieira