Presidentes de Câmaras de Vereadores da região sudoeste manifestam apoio pela criação da Região Metropolitana em Conquista.

 

 

 

A proposta de criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, já vinha sido debatida há mais de uma década em Conquista, só agora que tomou mais corpo,  e foi abraçada pelo deputado Vitor Azevedo (PL), que propôs a criação do Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Sudoeste Baiano (CRMSB).E as tratativas já tramitam na ALBA e tem o aval do Governo do Estado.

O presidente da Câmara  de Vereadores de Conquista Ivan Cordeiro, como anfitrião e articulador do encontro, afirmou que a principal missão foi cumprida. “Debatemos de forma democrática sobre nossa força política, sobre nossos interesses comuns, e fiquei feliz de constatar que este é um sonho coletivo, que os nossos irmãos e vizinhos estão engajados nesta luta, que é fundamental ao desenvolvimento de nossa região”, disse.

O encontro titulado de “Desenvolvimento para mais de um milhão de baianos e baianas” contou com a participação de 37 presidentes câmaras municipais que debateram acerca do tema, e que  aprovaram e assinaram, a Carta do Sudoeste, endereçada à Assembleia Legislativa e ao governador Jerônimo Rodrigues. O documento pede apoio aos parlamentares para aprovação do projeto de lei que tramita no legislativo estadual prevendo a criação da Região Metropolitana do Sudoeste.

O evento aconteceu na manhã de quinta-feira, (22) no auditório do hotel Esplendor, zona oeste da Cidade.

Além dos representantes de câmaras da região, participaram da atividade vereadores membros das respectivas mesas diretoras,  e  os presidentes da Câmara de Salvador, Carlos Muniz, e de Lauro de Freitas, vereador Juca e o Deputado Estadual Vitor Azevedo. (PL).

Os vereadores conquistenses Fernando Jacaré (PT), Alexandre Xandó (PT), Viviane (PT), Bibia (UB), Cris Rocha (MDB), Luis Carlos Dudé (UB) e Natan da Carroceria, Ricardo Gordo (PSB), que se fez presente no evento  em suas falas reconheceram que o encontro sinalizar, de forma unânime, o interesse regional pela aprovação da proposta que tramita na Assembleia.

De acordo com a proposição, a região metropolitana será constituída pelo agrupamento dos municípios de Vitória da Conquista, Brumado, Itambé, Itapetinga, Macarani, Maiquinique, Itarantim, Potiraguá, Iguaí, Nova Canaã, Caatiba, Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Malhada de Pedras, Tanhaçu, Ituaçu e Tremedal.

Abaixo, na íntegra, o teor do documento subscrito pelos presidentes de Câmara do Sudoeste:

Carta do Sudoeste

À Assembleia Legislativa da Bahia

 

Prezados(as) deputados(as),

Nós, representantes das cidades e comunidades do Sudoeste da Bahia, dirigimo-nos a Vossas Excelências com o intuito de solicitar a sensibilidade e o apoio na aprovação do projeto de lei que visa a criação da Região Metropolitana do Sudoeste.

Esta iniciativa é de fundamental interesse para toda a nossa região, que abriga mais de um milhão de habitantes. A consolidação da Região Metropolitana trará benefícios significativos, promovendo uma gestão mais integrada e eficiente dos recursos públicos, além de potencializar o desenvolvimento econômico, social e urbano de nossas cidades.

 

A aprovação do projeto de lei representará um avanço na melhoria da infraestrutura, na ampliação de serviços públicos de qualidade, na geração de empregos e na atração de investimentos. Além disso, fortalecerá a nossa voz perante os órgãos estaduais e federais, possibilitando uma maior captação de recursos e a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades específicas de nossa população.

Reiteramos que a criação da Região Metropolitana do Sudoeste é uma oportunidade única de promover o crescimento sustentável, a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida de todos os habitantes da nossa região. Contamos com a sensibilidade e o compromisso de Vossas Excelências para aprovar esta matéria, que certamente trará impactos positivos duradouros para o desenvolvimento de nossa Bahia