Boletim das Arboviroses:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o boletim referente à 27ª Semana Epidemiológica, que compreende o período de 29 de junho a 5 de julho de 2025. Os dados exportados do Sistema Sinan Online, nesta terça-feira (8), apresentam 35 notificações de dengue e nenhuma de chikungunya e de zika. Também estão zerados os números de hospitalizações para as três doenças.
O acumulado do ano (até 5 de julho de 2025) reforça a persistência da dengue como a arbovirose com maior número de casos suspeitos no município (2.637). Já para a chikungunya são 98 registros de casos suspeitos e 5 de zika. Deste total foram confirmados 358 casos de dengue, 6 de chikungunya e um caso de zika. Seguem em investigação 328 notificações de dengue. Este ano nenhum óbito foi registrado.
Os dados são provenientes do Sinan Online e estão sujeitos a alterações. A Vigilância Epidemiológica municipal segue monitorando a situação e reforçando as orientações para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor dessas doenças.
A vacina contra a dengue está disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, essa é a faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para obter mais informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, em Vitória da Conquista, você pode entrar em contato com a SMS, por meio do Centro de Controle de Endemias, pelo número (77) 3429-7421.
Deixe seu comentário