Ex-presidente da ABI comenta cenário atual para jornalistas: “nunca foram tão atacados e desqualificados”

Primeira Mulher a presidir a Associação Bahiana de Imrenssa, conta sobre seus projetos para o prósximo ano “Quero dar continuidade aos projetos atuais”

Foto: Metropress

Ex-presidente e atual presidente da Associação de Imprensa Bahiana (ABI), Ernesto Marques e Sueli Temporal comentaram, nesta terça-feira (19), o atual cenário enfrentado pelos jornalistas no país. Para Ernesto, mais do que nunca, o papel do jornalista é imprescindível para a sociedade.

“Hoje a gente tem, talvez por conta dessa crise da democracia, uma ‘crise da imprensa’, que é um problema estrutural mesmo”, afirmou.

Suely Temporal, atual presidente da Associação e primeira mulher no cargo, destaca importância de informações verdadeiras em meio a uma onda de fake news. “O propósito da ABI é justamente defender o direito à informação, que está cada dia precário diante ao fenômeno das fake news” disse.

“Claro que nós devemos de defender a liberdade de expressão que inclusive é uma das premissas da da ABI. Entretanto, a gente precisa entender o que significa a liberdade de expressão”, completa Suely. “É preciso destruir todas as defesas que a democracia tem, que a sociedade tem para que essa onda obscurantismo prevaleça no final”, finaliza o jornalista.

 

Confira a entrevista na íntegra: