Memorialista e escritor brumadense Antônio Torres apresenta minuta propondo a criação do Instituto Histórico, Político, Social Cultural e Econômico do Município de Brumado.

 

 

ATA Nº 6   DA CÂMARA MUNICIPAL DE BRUMADO DE 14 DE MARÇO DE 2005

Ofício:

No Anais da Câmara Municipal)

O Senhor Antonio Novais Torres, propôs a criação do Instituto Histórico, Político, Social Cultural e Econômico do Município de Brumado em parceria com as Secretarias do município, com o objetivo de resgatar a história dos vultos brumadenses, pessoas empreendedoras com ideário dedicado ao progresso e desenvolvimento de Brumado nas áreas em que se destacaram e que estão esquecidos ou desconhecidos da comunidade.

Esse ofício tem a finalidade de registrar e valorizar as pessoas que desenvolveram trabalhos em prol do progresso e desenvolvimento do município em suas diversas áreas de atuação, que infelizmente, a comunidade brumadense os esqueceu, não valorizando os seus feitos, daí a nossa sugestão para esse registro.

Cabe ao poder público municipal essa iniciativa, pois em Brumado existe um museu ou melhor Arquivo Público da Memória Municipal de Brumado ou simplesmente Arquivo Histórico Municipal de Brumado.

O Arquivo Público Municipal Memória de Brumado é a entidade oficial que preserva a memória e a documentação histórica da cidade de Brumado. Está localizado no centro da cidade e funciona num antigo casarão colonial do século XIX que foi doado pelo tenente-coronel Amâncio da Silva Leite. O arquivo foi criado em 9 de junho de 2009 e é responsável pela gestão, preservação, exposição e acesso a fontes documentais públicas e privadas.

Praticamente não está sendo visitado, principalmente pelos escolares, dirigidos pelos seus professores, especialmente de história, e muito menos, pela intelectualidade da nossa cidade.

O Arquivo Público e Histórico Municipal tem papel educativo, portanto contribui para o conhecimento histórico do município através do seu acervo.

O Museu representa a história pela divulgação dos fatos ocorridos no passado, e devem constar da grade escolar e com visitas a essa instituição pública municipal que testemunha o passado e se refere a origem do município.

O museu é criado, sobretudo, para expor e divulgar com fito na educação popular visando o conhecimento histórico municipal através do acervo catalogado.

Antonio Novais Torres

[email protected]

Brumado, setembro de 2025.