Congresso Médico Social e o Hospital Universitário de Conquista

Marcos Luna, M.D. Ph.D. em Medicina FMB-UFBA – Articulador e coordenador e preceptor da Comissão de Residência Médica (COREME HSVP) Vit. da Conquista Bahia

​​​​​​​​​
​O Hospital Universitário (HU) concebido como uma plataforma assistencial e acadêmica de graduação dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição e fisioterapia -depois incorporando a residência medica -, disseminou uma galeria de predicados pedagógicos na docência,servidores e discentes aplicados; todos com o desiderato para o ensino-aprendizado, a pesquisa, a extensãocomunitária e a publicação de trabalhos científicos na literatura cientifica. Educação não é privilégio, sentenciou Anísio Teixeira.
​ Ao transcender o lugar comum com a prestigiosa docência e pesquisadores renomados com escolatropicalista da Bahia, o HU da UFBA reportou-se por quatro décadas como referência na medicina. O impacto paradigmático do HU na universidade e na sociedade com suas circunstâncias históricas e culturais, demonstrourelevância nos parâmetros da ciência, da saúde pública e corolários políticos.
​ Vitória da Conquista é uma metrópole com liderança no agronegócio; comercio e turismo empresarial;administração pública participativa; destacando-se ocomplexo medico-tecnológico em expansão, o ensino na graduação e pós-graduação qualificados perante o MECcom Programas de Residências Medicas. Esta cidade-polovem se transformando na melhor comunidade baiana para se viver segundo o Índice Progresso Social.
​O governo federal deverá refazer a decisão pela instalação do HU em Conquista como uma prioridadepara a educação e a saúde. O Brasil detém atualmente quarenta e cinco HUs, mormente no sul-sudeste; este novo equipamento universitário impactará na readequação da educação superior, na necessária integração institucionalcom avaliação metodológica; nos compromissos sociais das quatro escolas medicas hoje credenciadas vis a vis as premências na saúde do município e região. No HU a exigência de residências medicas nas especialidades deverão atender as prescrições oficiais e as demandas da coletividade.
​ A EBSERH (empresa brasileira de serviços hospitalares) será responsável pela gestão administrativa, contratação pessoal celetista; controlará a eficiência dosserviços, a conservação predial, equipamentos e pesquisas em parceria com as escolas de saúde atuando no alentado complexo hospitalar. O HU será financiado pelo governo federal e agências de fomento na aquisição de laboratóriosavançados, a exemplo da bioimagem em fibra ótica para a telemedicina e a inteligência artificial.
​O I Congresso Medico Cientifico Social da UFBA-Santa Casa será realizado em novembro, apoiado pelasautoridades políticas, universidades e empresas conquistenses, inspirado no imaginário criativo e utopia do seu filho prodigo Glauber Rocha, caminhando desde a Bahia com “ideias na cabeça e câmera nas mãosrevelando os brasileiros e a sua terra.” A ver.

 

Minha intenção é mergulhar na realidade brasileira, exprimir suas lutas com a alma do povo em sua complexidade – GlauberRocha
.
Marcos Luna, M.D. Ph.D. em Medicina FMB-UFBA, pós-graduado Harvard University, e-mail:[email protected]