“ Porquê o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO é um Equipamento Imprescindível para a Saúde Publica e Ensino-Pesquisa na Bahia, no Brasil?”

Pergunta e resposta por doutor Dr Marcos Luna

A Medicina e a necessária Interdisciplinaridade no Cuidado dos Doentes exige a Formação de Profissionais no Hospital Universitário – tempestiva e com avaliação das Autoridades Educacionais.

O Investimento Federal de R$350 e 400 milhões de reais na Construção e Instalação do Hospital Universitário no Sudoeste-Ba, será na cidade de Conquista uma Utopia realizada…

O Hospital das Clínicas Universitário-UFBA, Paradigma da Medicina e Ciência, está se REINVENTANDO sob a Égide da EBSERH sem perder a sua Autenticidade Acadêmica Primacial !?

 

O Congresso de Medicina em Vitória da Conquista foi exitoso? Sim.

O evento foi um sucesso e marca um novo conceito de pensar e novas perspectivas para o avanço na formalização, criação e implantação de um Hospital Universitário em Vitória da Conquista.
A cidade já se consolidou como um polo educacional na área da saúde, contando com quatro faculdades de Medicina — duas públicas e duas conduzidas pela iniciativa privada. A estrutura atual inclui o hospital-escola da Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, que acolhe estagiários dos cursos de medicina das faculdades locais e contribui para o aprimoramento dos recém-formados através da residência médica.

 

Vitória da Conquista viveu um momento de debates na área médica entre os dias 26 e 29 de novembro, qdo foi realizado o 1º Congresso Médico, Social e Multidisciplinar. As expectativas do coordenador do evento, Dr. Marcos Luna, e dos promotores da UFBA e do HSVP foram contempladas.

Entre os temas de grande relevância do congresso, a urgente necessidade de implantação de um Hospital Universitário nesta cidade — um projet

o grandioso que pode consolidar Vitória da Conquista como polo regional de saúde e educação. Dr. Marcos Luna, residente em Salvador, é um guerreiro apaixonado por desafios. Ele tem realizado contactos e articulações constantes com várias instâncias governamentais, acadêmicas e hospitalares no sentido de viabilizar o objetivo.

Segundo Dr. Marcos Luna, a construção do Hospital Universitário em Conquista seria um marco histórico para o sudoeste baiano, que traria avanços não apenas para a saúde, como também para a formação acadêmica e científica dos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde.

 

Dr. Marcos Luna é um renomado médico e escritor conquistense, com cursos de especialização realizados nos EUA e Canadá. Residente em Salvador, ele ama Conquista, aqui retornando com frequência para rever familiares e amigos de infância e juventude. Há quase 10 anos ele coordena a Residência Médica do HSVP, para cuja instituição batalha atualmente tb pela implantação de uma Faculdade de Medicina.